Treinamento Folha   Folha Online
   
Vícios modernos
20/06/2004

A Igreja Maradoniana

Na noite do dia 30 de outubro de 2002, dia do aniversário de Diego Maradona, amigos da cidade de Rosário, na Argentina tiveram uma revelação. Deveriam fundar uma igreja em consagração ao seu deus. Quem seria ele? Nada menos que o aniversariante da data.

A Igreja Maradoniana nasceu do amor de torcedores fanáticos argentinos por seu maior ídolo. Celebrou-se uma cerimônia de lançamento da nova religião, conduzida pelos dois amigos, os jornalistas Alejandro Verón e Hernán Amez. Cerca de 400 pessoas compareceram ao evento.

A igreja também é chamada de "A Mão de Deus", em alusão ao gol feito por Maradona contra a seleção inglesa, na Copa de 86, quando a Argentina foi bicampeã mundial.

Muito dela foi inspirada na Igreja Católica: há dez mandamentos, entre os quais o de batizar os filhos com o nome de Diego, o Natal é celebrado no dia do aniversário de Maradona, os anos passam a ser divididos em A.D. e D.D. (antes e depois de Diego), e existe até uma Bíblia, que nada mais é do que a própria biografia do jogador.

O site da igreja vale uma visita:
www.iglesiamaradoniana.com - Site oficial da igreja fundada em Rosário, na Argentina, e que tem Maradona como deus. Há os dez mandamentos, histórico da formação da igreja, fotos de casamentos celebrados segundo a tradição maradoniana. Muito divertido, porque se levam a sério.

Veja mais:
http://noticias.uol.com.br/tabloide/ult1594u214.jhtm - Entrevista com o fundador da Igreja Maradoniana, que divide os tempos em A.D. e D.D. (antes de depois de Diego). Hilária.

BLOG

BATE-PAPO PRÊMIOS ESPECIAL
Patrocínio

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Philip Morris
AMBEV


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).