BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  Folha Online > Turismo > Réveillon
BUSCA
 Biografia
Barbara Abramo é astróloga. Desde 2000, assina a coluna de astrologia da Folha e é responsável por Urânia, o canal de astrologia da Folha Online, e pela seção de astrologia do BOL.
infourania@uol.com.br
PREVISÕES
Saiba como vai ser 2002,
segundo os astros



Turismo em alta, política desagradável e economia em recuperação

BARBARA ABRAMO
colunista da Folha Online

Para o Brasil, 2002 será um ano de expansão na hotelaria, no turismo e na gastronomia, áreas que tendem a crescer bastante no primeiro semestre.

Júpiter em Câncer favorece a indústria hoteleira, e as pequenas cidades brasileiras que produzem artesanato e possuem uma rica e variada gastronomia regional poderão se beneficiar disso, especialmente aquelas que estão na rota das águas, já que este é um signo que simboliza a água doce e o oceano, o que o país tem em abundância, e beleza.

Marte e Júpiter esquentam o turismo em janeiro, março, abril e junho, até meados de julho, e depois em outubro e novembro.

Devido aos problemas financeiros anunciados pela oposição entre Saturno e Plutão, que começou em meados de 2001, o turismo internacional se ressente, tornando-se mais acessíveis aos limitados recursos do brasileiro, que estará mais aventuroso em 2002, principalmente depois de março, quando começa o Ano Novo astrológico, que será regido pelo Sol, símbolo da criatividade.

Ainda assim, até junho, assistiremos à derrocada de companhias de aviação, mas novos aglomerados que começam a se formar no segundo semestre tendem a facilitar por um bom tempo a vida turística dos brasileiros, com algumas facilidades representadas pela economia européia, que tende a se estabilizar entre outubro e dezembro de 2002.

Como é ano de Copa do Mundo, o turismo internacional tende naturalmente a tornar-se mais ativo durante a época, embora a cena política comece a ter mais destaque, em função das eleições em que surpresas desagradáveis podem anuviar a clareza dos resultados eleitorais.

No tocante às finanças nacionais, a dificuldade maior reside entre março e junho, por causa das mudanças nas leis internacionais e nos remanejamentos dos aglomerados econômicos, que terão de enfrentar cortes e reavaliações para sobreviver aos tempos duros que já começaram.

No segundo semestre do ano, Júpiter ingressa em Leão, trazendo a expansão e a prosperidade para as cidades e centros tradicionalmente ligados ao teatro, à dança e às expressões artísticas de modo geral.

Nesses locais, o turismo tende a se expandir ainda mais, seja no Brasil, seja fora daqui.

Como 2002 é um ano em que a vitória estará com os mais ousados e inventivos, as companhias de turismo podem começar a se preparar com mil idéias para o ano que vem, pois serão muito bem recebidas, especialmente pelos brasileiros.

As artes brasileiras poderão ser fator de grande orgulho para o país e deveriam encabeçar a lista de prioridades dos governos locais e da União. Junto à Educação, um tema explosivo pode guardar surpresas em 2002.

Veja também o que o horóscopo reserva para 2002

Confira dicas para o momento da virada

Leia mais sobre astrologia em Urânia


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.