Turismo

Cidade do México - Pirâmides

Folha Imagem
Detalhe da pirâmide do Sol, uma das atrações próximas da Cidade do México

GIOVANA GIRARDI
Editora de Educação e Ciência da Folha Online

As famosas pirâmides do México podem ser encontradas a 50 km ao norte da capital, em Teotihuacan, cujo significado é "o local onde os homens se tornam deuses". A cidade é uma das mais impressionantes do mundo antigo, foi fundada antes da era cristã e chegou a ter mais de 125 mil habitantes.

Os teotihuacanos, como foram chamados pelos astecas [até hoje não se sabe muito sobre este povo], foram um das civilizações mais avançadas daquele tempo e do posterior também. As técnicas de construção de pirâmides, a expansão territorial e o comércio foram passados até os astecas.

O ápice ocorreu nos anos 400 e 500, mas por volta dos anos 650 ela sucumbiu. Não se sabe muito bem o que causou seu lento desaparecimento, mas aparentemente a cidade esgotou os seus recursos ou foi atacada por povos nômades.

Quando os astecas chegaram à região, consideraram Teotihuacan uma cidade sagrada construída pelos deuses ou por gigantes. Os templos e pirâmides do sítio arqueológico refletem a grandiosidade desse povo, mas ainda não revelou a história deles.

Para explorar o local, os visitantes devem estar dispostos a caminhar por terrenos irregulares e subir escadas a uma altitude de 2.300 metros, sem contar o sol forte que ilumina Teotihuacan quase todos os dias. No verão é possível também pegar chuva.

Não se esqueça do protetor solar, do chapéu e de sapatos confortáveis. A caminhada é grande e as escadas que levam ao alto das pirâmides parecem não acabar, mas vale a pena. A vista é deslumbrante e você se sente no meio da história dos teotihuacanos lá de cima.

Diz a lenda que a pirâmide da Lua suga a energia das pessoas e a do Sol, revigora. Portanto, comece o trajeto pela Lua e depois, pelo Sol. Quem sobe percebe a diferença. A segunda é cerca de 20 metros maior que a primeira, mas elas praticamente têm a mesma altura em razão do desnível do solo.

A pirâmide do Sol foi encontrada pelos arqueólogos em 1971 e em 98 foram achados vestígios humanos e oferendas na pirâmide da Lua.

Mas antes de fazer a escalada, conheça as ruínas das casas e também o Palácio Quetzalpapalotl, um labirinto de templos e residências que foi se formando com o passar dos séculos. Os pesquisadores descobriram que todas as construções tinham belas pinturas com fortes cores, mas, com o tempo, sobrou pouca coisa.

A jornalista Giovana Girardi viajou a convite da Prefeitura da Cidade do México e da AeroMexico

FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELA CIDADE DO MÉXICO

FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELA CULTURA DA CIDADE DO MÉXICO

Consulte também:
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca