Turismo

Mendoza - Ecoturismo

Marcelo Bartolomei/Folha Imagem
Vista da rota nº 7, às margens da cordilheira dos Andes, onde são praticados esportes radicais

MARCELO BARTOLOMEI
Editor de Entretenimento da Folha Online

Como a natureza foi generosa com Mendoza, a visita à província pode se tornar mais excitante com passeios por zonas de veraneio ou por fazendas localizadas ao pé da cordilheira dos Andes, em diferentes estações.

No caminho da cordilheira, pela rota nacional nº 7, saída sul da cidade de Mendoza, há uma zona de veraneio, “Potrerillos”, onde a temperatura varia de 0ºC no inverno a 25ºC no verão. É por lá que passa o rio Mendoza, que se transforma num riacho no inverno e num “quase mar” no verão, graças à água que desce das montanhas com o gelo derretido.

Em meio aos cânions formados pela pré-cordilheira, é possível praticar rafting, a 1.350 metros do nível do mar, em uma paisagem árida, semi-desértica, onde, mais à frente, começam a surgir os primeiros montes com neve nos topos.

O turismo de aventura, também explorado em Mendoza, se completa com o esqui na neve, a escalada, o rapel, o treking e o mountain bike, além de cavalgadas, parapente e vôos panorâmicos de asa-delta.

Cavalgar na estância “Tierras Blancas”, em San Raphael, é um dos melhores programas no campo. É meio “mundo de Marlboro”, coisa do velho oeste mesmo, ao pé da cordilheira e com direito a empanadas e vinho no final da tarde.

Em um lugar isolado do trânsito e da vida urbana, há cavalos mansos, que podem ser usados até mesmo por quem não sabe montar. O passeio é feito em grupos, passa por dentro de riachos e oferece a vislumbrante paisagem da cordilheira.

Ernesto Lima, que gerencia as terras, é responsável por um passeio de oito dias (e 200 quilômetros) que atravessa a fronteira da Argentina com o Chile a cavalo, sempre entre o final e o início do ano. O programa, que sai por US$ 700, tem pousada segura em casas construídas na cordilheira e alimentação incluídas.
Consulte: www.mendozatour.com.ar/tierrasblancas

O jornalista viajou a Mendoza a convite do Ministério do Turismo, Cultura e Esporte da Argentina e da Varig

FAÇA UM TOUR VIRTUAL POR MENDOZA

FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELA CORDILHEIRA DOS ANDES

FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELO CAMINHO DO VINHO

Consulte também:
  • Gastronomia
  • Dicas de viagem
  • Mendoza
  • Vinhos
  • Andes argentinos
  • História
  • Passeios na cidade
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca