Turismo

Canela (RS)

Alessandra Balles Cestarolli - 20.nov.2000/Folha Imagem
Cascata do Caracol, em Canela (RS), um dos pontos turísticos da cidade

SILVIO NAVARRO
da Folha Online

Arquitetura colonial, chocolates, malhas, artigos em couro e outros atrativos do tradicional friozinho da Serra Gaúcha. Assim a cidade de Canela ficou conhecida. De um tempo para cá, no entanto, as coisas mudaram. Canela mudou o seu foco para disputar turistas com a vizinha Gramado.

Canela não tem fama nem abriga um festival de cinema como o de Gramado, mas os sete quilômetros que a separam da cidade vizinha indicam um ótimo destino para quem está disposto a trocar a badalação pela natureza, sem abrir mão do "glamour" da Serra Gaúcha.

Em Canela as atividades ligadas à natureza têm infra-estrutura para atender aos diversos tipos de turistas. A cascata do Caracol, com 131 metros, por exemplo, pode ser vista do alto de um teleférico. O passeio de 25 minutos custa R$ 7 por pessoa.

Quem preferir queimar as calorias ingeridas com os chocolates e as delícias da culinária regional, pode descer até o pé da cascata por uma escadaria de 927 degraus -equivalente a um prédio de 63 andares. A aventura exige um bom preparo físico. O parque do Caracol oferece ainda diversas trilhas e é cercado de mirantes e lojinhas.

Além das caminhadas e cavalgadas, Canela também atrai os amantes dos esportes de aventura. A cidade tem opções de rafting nos rios Paranhana e Caí. Rapel, montanhismo, canyoning, tirolesa, cicloturismo e pêndulo são praticados na ponte do Passo do Inferno.

Na parte urbana, a principal atração de Canela é a belíssima Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como "igreja de pedra". A catedral, que possui uma torre de 65 metros, fica ainda mais bonita com as luzes da decoração natalina.

Outro ponto turístico que vale a pena conferir é o Castelinho, que fica na estrada para o parque do Caracol. Construído em estilo bávaro, em 1913, a casa desperta a atenção por ter sido erguida sem pregos, apenas com tábuas de madeira encaixadas com pinos. O local possui um museu e uma casa de chá, onde é servida a famosa torta de maçã, “apfelstrudel".

*O jornalista Silvio Navarro viajou a convite da Varig Travel ( www.varigtravel.com.br) e da Fazbitur (0/xx/54/ 286-9494)

FAÇA UM TOUR VIRTUAL POR CANELA (RS)
FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELOS PASSEIOS DE AVENTURA DE CANELA (RS)

Consulte também:

  • Ecoturismo e aventura
  • Atrações turísticas
  • Dicas de aventura
  • Onde comer
  • Onde ficar
  • Dicas
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca