Turismo

Caruaru - Artesanato

Carlos Ferreira/Folha Imagem
Figuras de barro produzidas pelos artesãos de Caruaru, Pernambuco

CARLOS FERREIRA
da Folha Online

É do bairro do Alto do Moura, a 7km do centro de Caruaru, que saem as peças de barro produzidas na cidade. À beira do rio Ipojuca, é um lugar que não pode deixar de ser visitado, pois é lá que o turista pode adquirir verdadeiras esculturas saídas diretamente das mãos de famosos artesãos, entre eles, Severino Vitalino, filho de Mestre Vitalino, o mais famoso artesão da cidade, que morreu em 1962.

No bairro fica a Casa-Museu Mestre Vitalino, construída pelo próprio mestre em 1959 e que, apesar de ter sofrido alguns reparos, conserva sua estrutura original, toda em tijolos crus, assim como quando foi usada como moradia.

Seu Severino esculpe suas obras no chão da casa, e o visitante pode apreciar o dom do artesão ao mesmo tempo que ouve histórias sobre o pai famoso.

Outra famosa artesã do local é dona Marliete, que criou um jogo de xadrez diferente. Substituiu as figuras do tabuleiro por personagens da cultura nordestina. No lugar dos bispos, padre Cícero; em vez das torres, casebres; no lugar do rei e da rainha, Lampião e Maria Bonita. Os tabuleiros que saem das mãos de dona Marliete são conhecidos até na Europa e chegam a custar R$ 400.

A variedade de peças é muito grande, tanto na Feira de Artesanatos no centro de Caruaru, como no Alto do Moura. Por isso, o turista não deve comprar no início pois, com certeza, encontrará peças mais bonitas, de outros tamanhos e com por preços diferentes.

FAÇA UM TOUR VIRTUAL POR CARUARU (PE)

Consulte também:

  • Caruaru
  • Feiras de Caruaru
  • Atrações turísticas
  • Onde comer
  • Onde ficar
  • Dicas

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca