Turismo

Florianópolis

Helcio Nagamine/Folha Imagem
Vista da Praia Mole, em Florianópolis (SC)

GIULIANA BASTOS
da Revista da Folha

Não é só pelas velhíssimas lendas de bruxas e lobisomens que Florianópolis é conhecida como "ilha da magia". A capital catarinense concentra dunas, lagoas, sítios arqueológicos, cachoeiras, fortes e muitas outras atrações numa área (439 km2) menor do que um terço da cidade de São Paulo. Tudo isso temperado com a gentileza e a hospitalidade dos "manés", como são chamados os moradores da ilha (do tupi, manema, que significa farinha grossa, o "comedor de farinha" ou pessoa ingênua).

O principal atrativo são mesmo as cem praias, com perfis para todos os gostos: areias brancas, areias escuras, águas calmas (ideais para crianças), mar mais forte, com ondas bem formadas (delícia dos surfistas), praias desertas e de nudismo.

Depois de visitar Florianópolis fica fácil entender por que o turismo local cresceu em média 14% nos últimos três anos, triplicando a população (de cerca de 350 mil) na alta temporada. Além da natureza exuberante, a cidade herdou interessantes construções coloniais de seus imigrantes açorianos, que chegaram em 1748, e uma culinária de dar água na boca.

Os pratos mais procurados são à base de frutos-do-mar, como as sequências de camarão, o camarão ao bafo e as ostras, muito baratas -a dúzia fresca chega a custar R$ 8. Não é para menos: Florianópolis é o maior produtor nacional de ostras de cultivo e tem como uma de suas principais fontes de renda a pesca.

Outro programa imperdível é a famosa lagoa da Conceição, que fica no centro da ilha (no bairro onde mora o tenista Gustavo Kuerten, o Guga). Cercada por morros de onde saltam asas-deltas e parapentes, pode-se avistar a cidade de todos os lados.

Mas nem só de Floripa vive o turismo catarinense. A tranquila Garopaba, a 96 km da capital, é uma aposta certa. Ali, o destaque é a praia do Rosa (a meia hora de Garopaba) e suas trilhas, conhecidas como "Caminhos do Rei", boas para caminhadas ou passeios a cavalo.

Não perca a barra do rio Siriú (9 km de Garopaba), um misto de águas, areias e vegetação, onde é possível tomar banho doce ou salgado e praticar "sandboard" -o surfe na areia das gigantescas dunas.

Quem procura agito, ondas boas para surfe e gente bonita deve ir à praia da Ferrugems. À noite, na rua principal, os bares rústicos são tomados por gente que procura uma boa música, bate-papo animado e cerveja bem gelada.

  • Distância: 798 km de São Paulo
  • Para: toda a família
  • Temperatura média em dezembro: 31ºC



    Leia também:
  • Dicas
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca