Turismo

Mossoró

Fotos Janaina Fidalgo/Folha Online
Inscrições rupestres de Lajedo de Soledade, em Apodi, e dunas de sal de Mossoró (RN)

JANAINA FIDALGO*
da Folha Online

Na ponta da língua do povo mossoroense estão sempre quatro fatos -a resistência de Mossoró ao ataque do bando de Lampião, em 1927, a libertação de seus escravos, em 1883 -cinco anos antes da Lei Áurea-, o voto da primeira eleitora da América Latina, e a produção terrestre de petróleo -a maior do país.

As citações, condensadas em explanações cheias de orgulho, são uma espécie de reverência a Mossoró. Apesar de ter sua economia baseada na produção de petróleo, gás natural, no beneficiamento de sal e na fruticultura irrigada, a segunda cidade do Rio Grande do Norte tem se empenhado para seguir a tendência da capital Natal -o turismo.

As opções turísticas e infra-estrutura ainda são limitadas em Mossoró, o que de certa forma é positivo para os visitantes que procuram tranquilidade e não pretendem ser explorados, como acontece em outros destinos do Nordeste. No entanto, o fato ser uma cidade-pólo, faz de Mossoró um ponto de apoio para as visitas às atrações das cidades vizinhas.

Entre um passeio e outro, vale conferir e relaxar nas águas termais da cidade, que podem chegar a mais de 50ºC. No cair da noite, uma boa pedida são os banhos nas piscinas do Hotel Thermas de Mossoró -privatizado em 1991. O complexo tem 11 piscinas com diferentes temperaturas -da primeira, mais quente, à última.

Conhecer o sítio arqueológico de Lajedo de Soledade, em Apodi (40 km de Mossoró), onde há inscrições rupestres, fósseis de animais pré-históricos e um museu com a história do local, é indispensável.

Seguindo o tema pré-histórico, Souza, outra cidade da região, conta com um dos maiores acervos de pegadas de dinossauros da América Latina.

E já que Mossoró costuma ser lembrada pelo beneficiamento do sal, nada mais típico do que visitar uma das várias salinas da região. Dependendo da época do ano, o tamanho das dunas de sal impressionam e, por sua brancura, lembram montanhas de neve.

Para quem não dispensa um banho em água salgada, a praia de Tibau, em Tibau, e a praia de Ponta do Mel, em Areia Branca, ficam próximas a Mossoró e são as melhores alternativas.

*A jornalista viajou a Mossoró a convite da BRA/ROTATUR, da Prefeitura Municipal e da Associação Comercial e Industrial.

FAÇA UM TOUR VIRTUAL POR MOSSORÓ (RN)

Consulte também:

  • Lajedo de Soledade
  • Festas
  • Onde comer
  • Onde ficar
  • Dicas

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca