Turismo
08/12/2004 - 16h40

Parintins - Boi Garantido

Fotos Caio Vilela
Sinhazinha da Fazenda no desfile do Garantido e a torcedora Maria Ângela

ANA BUSCH
Diretora-executiva da Folha Online
CAIO VILELA
Especial para a Folha Online


Pelo quarto ano consecutivo, o boi Garantido levou o título de campeão do Festival Folclórico de Parintins. Para a alegria de dona Maria Ângela, uma torcedora fanática, mãe de uma das figuras mais famosas do grupo, o apresentador Paulinho Faria.

Ela mesma uma figura folclórica, dona Maria Ângela, aos 84 anos, leva a paixão pelo Garantido às últimas consequências. Não hesita em tirar do canto uma bandeira gigante e agitá-la na porta de sua casa vermelha, fazendo com os dedos o número quatro. Antes mesmo de saber o resultado deste ano, ela só pensava no "pentra", uma alusão ao penta que o futebol trouxe para o Brasil e o tetra que seu boi disputava.

Passa as tardes descansando em seu jardim, sentada na cadeira de balanço vermelha, entre os muros vermelhos, diante da piscina vermelha -vazia, porque a cor da água lhe desagrada. Ali, recebe de portas abertas quem quiser entrar. Mostra orgulhosa álbuns de fotos em que celebridades aparecem vestindo o uniforme de seu "time".

E claro, sempre vestida na cor do coração, enfeitada com batom forte. Diz que dorme tranquila sob o forro pintado e se sente à vontade à mesa que também homenageia o Garantido, diante da geladeira do mesmo tom. Até o tradicional quadro mostrando Jesus Cristo na parede da sala aparece em uma moldura escarlate. Bem ao lado do quarto onde fica a rede, nem precisa dizer a cor.

Precavida, já comprou a sepultura, uma "de gaveta, para não receber terra por cima". Pintou devidamente e só reclama dos jornalistas, que, diz, só aparecerem por lá para fotografar quando o local está cheio de mato.

Consulte também:

  • Parintins
  • Dicionário do Boi

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca