Turismo

Serra Negra

Maristela do Valle-04.jun.2002/Folha Imagem
Turista anda de teleférico em Serra Negra (SP); atrás o Cristo Redentor, fundado em 195
da Folha Online

Em Serra Negra, estância hidromineral distante 152 km de São Paulo, as fontes oligominerais radioativas são destaque. A principal delas é a Fonte São Luiz.

No Balnerário Municipal, apesar de não dispor de águas terapêuticas, o turista pode tomar banhos, duchas, usar a sauna e fazer massagem.

Como não poderia deixar de ser, Serra Negra também tem um miniférico. O passeio começa na praça do Sesquicentenário e termina no Pico do Fonseca (com 1.300m de altitude), onde há um Cristo Redentor.

Para aqueles que preferem fazer compras, o centro da cidade conta com uma infinidade de lojas de malhas.

Veja quais são as atrações turísticas de Serra Negra.

Monumento ao Cristo Redentor
Inaugurada em 1952, a estátua com 18 metros de altura está localizada no alto do Pico do Fonseca. O transporte é feito por miniférico, cadeiras aéreas, com percurso de 700 metros.

Parque Represa Dr. Jovino Silveira
Estação de tratamento de água. Lago com ampla área verde, quiosques e churrasqueiras para piqueniques.

Lago dos Macaquinhos
Distante seis quilômetros do centro da cidade tem lago para pesca, pedalinho e aluguel de cavalos. Há também uma ilha com criação de macaquinhos da região.

Praça Sesquicentenário
Inaugurada em 1978, com 800 metros de comprimento, é formada por jardim e vegetação variada. Também é o ponto de partida do miniférico e trenzinhos.

Praça Barão do Rio Branco
Praça moderna que foi remodelada com cascata.

Praça João Zelante
Jardim principal da cidade.

Alto da Serra e pista de vôo livre
Ponto mais alto da região onde há a pista de vôo livre. De lá é possível avistar mais de dez cidades da região.

Centro de Convenções
Com 15 mil metros quadrados de área construída, o centro de convenções possui três auditórios que comportam 1.270 pessoas, em sete salas com capacidade para 150 pessoas cada e mais 4.000 no hall de entrada. No prédio existe um heliporto com área de pouso de 4.000 metros quadrados.

Balneário
Compõe o complexo hidroterápico. Conta com saunas, duchas, banhos, massagem e aparelhos para fisioterapia.

Conjunto aquático
O conjunto aquático municipal é constituído por uma piscina com mais de 1.000 metros cúbicos de água, além de piscinas menores. Conta também com uma pista de patinação e área verde. Possui ainda uma fonte de águas minerais, a Fonte Menino Jesus de Praga.

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Foi erguida em 1928 e tem pintura clássica, estilo romano. Possui dois mosaicos de Ravena, nicho de Nossa Senhora do Rosário banhado a ouro, altar de mármore, piso de caco romano, arandelas e lustres de cristal espanhol, dois confessionários entalhados, torre recoberta com bronze com quatro relógios, serviço de sonorização, balcão para coro e fachada revestida com mármore de Ravena.

Igreja São Benedito
Erguida em 1910, tem pintura de um artista local, com estilo barroco e impressionista.

Igreja São Francisco de Assis
Erguida em 1960, pintura feita pelo pintor Cid Serra Negra que tinha como tema a vida de São Francisco de Assis.

Monumento aos pracinhas e praça Barão do Rio Branco
Remodelada em estilo europeu, conta com jardins floridos, chafariz e uma pequena cascata.

Disneylândia dos Robôs
Miniaturas de robôs em movimento, brinquedos movidos a água, curiosidades e inventos.

Trenzinho Tia Linda e Maria Fumaça
Partidas da Praça João Pessoa City Tour pela cidade, incluindo as fontes Santo Agostinho, Santa Luzia e Parque Fonte São Luiz.

Casa da Memória
Engloba o arquivo público, o Museu Municipal e a Biblioteca Municipal. Visa resgatar a história de Serra Negra.

Fontes medicinais
Serra Negra descobriu na década de 20 a qualidade terapêutica de suas águas, que mais tarde seriam transformadas num centro hidroterápico (1930) em razão dos poderes medicinais das águas minerais e radioativas. O presidente da República Washington Luis, ao saber da descoberta das águas minerais, da qualidade do clima e de vida em Serra Negra, apelidou o município como Cidade da Saúde. As águas começaram a ser exploradas comercialmente e, em 1938, Serra Negra foi elevada à categoria de Estância Hidromineral e Climática por meio de um decreto governamental assinado por Adhemar Pereira de Barros, governador do Estado de São Paulo.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca