Turismo

Caconde - Canyoning: Vencendo o medo de estar com a vida por um fio

RC/Folha Imagem    
   
Em uma parte do caminho o turista já pode avistar a cachoeira da Santa Quitéria, onde será feito o canyoning   Começa a aventura. O guia Juliano desse primeiro para mostrar para o turista os truques do canyning   Quando o turista já se sente a vontade, Juliano auxilia na decida


FERNANDO CAMINATI
da Folha Online

O grande desafio do canyoning é se arriscar na descida de uma cachoeira e colocar a vida por um fio. Literalmente.

Com o corpo suspenso na altura da cintura por uma corda ancorada no topo da cachoeira, o praticante deve descer a encosta da queda d’água, como se estivesse caminhando de costas para o solo. A corda corre por dentro de uma argola (chamada oito) e presa ao cinturão do praticante (a cadeirinha), por um mosquetão.

Uma mão controla a liberação de corda _embaixo do corpo, na altura da cintura_, permitindo a movimentação. Dessa forma, é a própria pessoa que controla a descida, liberando mais ou menos corda.

A outra mão não é tão fundamental e os praticantes acabam segurando a parte tensionada da corda mais por uma questão de conforto.

Portanto o equilíbrio do corpo é fundamental, e a posição mais propícia para a prática do esporte pede que as pernas formem um ângulo de 90 graus com a parede.

Como não é a força dos pés contra a parede, nem a mão na corda que garantem que o corpo não caia, quanto mais projetado para trás o tronco estiver, melhor será a descida.

É aí que entra o risco, pois a tendência natural seria querer ficar com o corpo mais próximo da parede. Só que desta maneira, o praticante não terá equilíbrio para descer e poderá cair de peito no paredão, podendo perder estabilidade.

Há que se condicionar durante a descida, para projetar o corpo para trás, contra o medo daquilo que aparenta ser o mais perigoso, soltar-se em direção ao solo, mas que é, na verdade, o que garante a segurança do esporte.

Este é o grande barato do canyoning: a superação do medo de estar pendurado a 30, 40 m de altura, e de vencer a força da queda d’água, para poder desfrutar do prazer de estar integrado com a natureza e desafiando seus próprios limites.

Leia mais sobre canyoning em Caconde

VEJA FOTOS DE TREKKING

VEJA FOTOS DE RAFTING

VEJA FOTOS DE CANYONING

Consulte também:
  • Caconde
  • Rafting
  • Canyoning
  • Trekking com tirolesa
  • Serviços


  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca