Turismo

Civita di Bagnoregio - Atrações, religião e festas

Fotomontagem Folha Online - Anelise Sanchez/Folha Imagem
A igreja de São Donato, presépio montado para o Natal e a cidade histórica


ANELISE SANCHEZ
especial para a Folha Online

A principal atração de Civita di Bagnoregio é uma característica vila medieval habitada por poucos, mas simpáticos, moradores.

Caminhando por uma ponte de 300 metros de comprimento, o turista chega diante da porta de Santa Maria. Essa é uma das surpresas da aldeia que, por sua singularidade, poderia ambientar um filme de Giuseppe Tornatore. O cineasta, inclusive, é um dos poucos e ilustres privilegiados que possuem uma pitoresca casa na cidade.

Além das típicas casas de pedra com jardineiras e do magnífico cenário composto pelos “Ponticelli” -enormes muros naturais em argila que representam o último sinal de um processo erosivo iniciado há milhões de anos-, Bagnoregio possui uma rica tradição religiosa.

Uma de suas principais atrações é a catedral de São Nicola. Erguido em 1581 e ampliada em 1779, o local abriga a bíblia de São Bonaventura e o Santo Braccio, uma relíquia de prata originária do século 15.

Outra parada obrigatória é a igreja de Santo Agostinho, construção do século 11 que possui interior gótico, afrescos dos anos 300 e 400 e um crucifixo do século 15.

Como se não bastasse sua importância histórica e religiosa, Bagnoregio também é palco de manifestações culturais e artísticas. Em 14 de julho, a cidade promove uma festa em homenagem ao seu patrono: São Bonaventura. Nascido em 1218, San Bonaventura lecionou teologia na Universidade de Paris e é autor de “Legenda Maior”, biografia oficial de São Francisco. Bagnoregio, inclusive, é sede do Centro de Estudos Bonaventurianos.

Já agosto é reservado a uma festa para São Ildebrando e a apresentações de teatro e música.

O primeiro domingo de junho e o segundo de setembro são dedicados a corrida La Tona, muito similar ao Pálio.

Outubro é o mês da festa da castanha, mas o calendário de comemorações da cidade é recheado de atrações quase todos os meses.

Afinal, viver em Bagnoregio não é uma prerrogativa dos deuses, mas pode ser considerado um privilégio de poucos. Privilégio que merece ser festejado o ano todo.

FAÇA UM TOUR VIRTUAL POR CIVITA DI BAGNOREGIO

Consulte também:
  • Dicas
  • Civita di Bagnoregio


  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca