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24/11/2003
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04h28
Para muitos, Gauguin é moderno ou teria, ao menos, dado um pontapé inicial no modernismo.
O artista estreou na arte seguindo o impressionismo. Ele figura em listas de pós-impressionistas, sintetistas e simbolistas, movimentos anteriores às vanguardas européias com todos os "ismos" que formam o modernismo.
"Como você vê essas árvores? Amarelas? Pois então ponha no quadro o amarelo mais forte da sua paleta. A sombra você vê como? Ela está mais para o azul? Pinte-a com o azul do além-mar, puro. E as folhas? Vermelhas? Ponha um vermelhão." Assim Gauguin ensinava pupilos a pintar o que sentiam e não o que viam, seguindo o sintetismo, que ele ajudou a conceber em Port-Aven e que preconiza o uso das cores puras e dos contornos delineados.
Com isso, ele se distanciou dos impressionistas, que continuaram a admirá-lo, subverteu convenções acadêmicas e afastou-se da pintura fotográfica.
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Artista francês antecedeu o modernismo
free-lance para a Folha de S. PauloPara muitos, Gauguin é moderno ou teria, ao menos, dado um pontapé inicial no modernismo.
O artista estreou na arte seguindo o impressionismo. Ele figura em listas de pós-impressionistas, sintetistas e simbolistas, movimentos anteriores às vanguardas européias com todos os "ismos" que formam o modernismo.
"Como você vê essas árvores? Amarelas? Pois então ponha no quadro o amarelo mais forte da sua paleta. A sombra você vê como? Ela está mais para o azul? Pinte-a com o azul do além-mar, puro. E as folhas? Vermelhas? Ponha um vermelhão." Assim Gauguin ensinava pupilos a pintar o que sentiam e não o que viam, seguindo o sintetismo, que ele ajudou a conceber em Port-Aven e que preconiza o uso das cores puras e dos contornos delineados.
Com isso, ele se distanciou dos impressionistas, que continuaram a admirá-lo, subverteu convenções acadêmicas e afastou-se da pintura fotográfica.
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