Espanha adere às bikes alugadas
CAROLINA COSTA
Colaboração para a Folha de S.Paulo, na Espanha
Em Barcelona, por 0,30 euros a mais que uma passagem normal, é possível andar em um ônibus que parece uma sala de visitas: as paredes são revestidas de madeira escura, as poltronas têm estofados de veludo e a iluminação é feita por quatro pequenos abajures. A capital da Catalunha também tem uma impressionante malha metroviária. Em Madri, os trens são tão limpos e pontuais quanto os ônibus. As carruagens de Sevilha ostentam serviço impecável.
Em toda a Espanha, carro é um bem desnecessário --no entanto, é justamente no país de metrópoles planas e transporte público eficiente que o aluguel de bicicletas vem ganhando as ruas.
| Thibault Camus/AP |
![]() |
| Capital catalã tem cem mil usuários cadastrados; São Paulo deve testar serviço em pontos na região da avenida Paulista |
Em qualquer grande cidade espanhola estão os pontos "de alquiler", sempre próximos de estações de metrô, ônibus, bonde, trem ou de locais de grande fluxo de pedestres. Barcelona implantou o sistema em março de 2007, com 200 magrelas em 14 pontos --hoje são 3.000 bicicletas em 257 locais de retirada e mais de cem mil usuários cadastrados. Isso em uma cidade de pouco mais de 1,5 milhão de habitantes.
Só há duas regras básicas para pedalar uma Bicing (www.bicing.com; Barcelona) ou uma Sevici (www.sevici.es; Sevilha): você não pode passar de duas horas e precisa esperar dez minutos para pegar a próxima bicicleta. Nada de passear pela cidade. O serviço foi criado como uma alternativa de locomoção para pequenas distâncias. O preço médio de um cartão anual é de cerca de 20.
Em São Paulo
O sucesso dos ciclistas europeus inspirou a seguradora Porto Seguro a tentar o mesmo em São Paulo. Até o final de fevereiro, 30 bicicletas estarão disponíveis em seis pontos na região da avenida Paulista --Conjunto Nacional, Top Center, parque Trianon, shopping Frei Caneca, Colégio São Luís e Hospital Santa Catarina.
Os bicicletários foram criados em parceria com a rede Estapar de estacionamentos e têm espaço para que ciclistas deixem suas próprias bicicletas. O serviço é gratuito, mas, por enquanto, exclusivo aos segurados. Se o projeto vingar, a empresa deve estender a oferta a outras regiões. Aí, é torcer para o paulistano não se intimidar com as pirambeiras de Perdizes, Vila Madalena, Pompéia...
Bicicletário de São Paulo
Tels: 0/xx/11/3337-6786 ou 0800-7270800
Leia mais
- Conjuntura ideal e receita perfeita dão forma a Paris
- Dos EUA ao Japão, Guias da Publifolha cobrem 46 destinos com quase cem títulos
- Guias ajudam a se comunicar em chinês, espanhol e mais 15 línguas
- Veja como os espanhóis se comportam nos cafés e aprenda frases simples em espanhol
- Guia Visual de Barcelona e Catalunha explora praias, culinária e arquitetura da região
Especial


