Turismo
03/04/2008 - 09h07

Miami abriga duas grandes festas gay todos os anos

LEANDRO FORTINO
Enviado especial da Folha de S.Paulo a Miami Beach (EUA)

Miami e Miami Beach são a cara da diversidade e da tolerância, abrigando minorias latina e negra -e também gente do mundo todo que prefere outras formas de sexualidade.

Divulgação
Ferveção na Beach Party, festa de encerramento dos eventos da Winter Party,
Ferveção na Beach Party, festa de encerramento dos eventos da Winter Party

Gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e uma boa parcela de simpatizantes escolhem essa região ensolarada para festejar e, principalmente, ajudar a diminuir o preconceito.

E, anualmente, há duas ocasiões em que Miami Beach se torna o centro de eventos do mundo gay. No final de fevereiro e no final de novembro, duas das chamadas "circuit parties" (populares festas do circuito gay que ocorrem em cidades dos EUA) ocupam a região de South Beach: a Winter Party e a White Party, respectivamente. Vale lembrar que nesses meses faz frio em outras regiões norte-americanas.

Em SoBe, como é conhecida a zona sul da praia em Miami Beach, a cena gay se concentra. Foi lá que aconteceram as principais festas da 15ª Winter Party, que neste ano foi de 27 de fevereiro a 3 de março.

Criadas para conscientizar a população no início da epidemia da Aids, as "circuit parties" têm o papel de informar a comunidade gay sobre riscos e formas de prevenção.

Mas, hoje, com a doença controlada por poderosos coquetéis, o fantasma da Aids assusta menos que nos anos 80, o que torna a divulgação do problema ainda mais importante, uma vez que muitos parecem se esquecer dos riscos de contrair o HIV -chegava a impressionar a quantidade de kits com preservativos distribuídos na entrada das festas.

Encontros debatiam o preconceito contra adolescentes, reivindicavam direito legal de união estável entre pessoas do mesmo sexo ou anunciavam serviços úteis, como um disque-suicídio para gays.

Baladas fortes

Mas foi mesmo por causa das animadas festas da Winter Party (festa de inverno) que a maioria dos gays se deslocou para o sul da Flórida. Muitos as criticam, pois, com os anos, elas desviaram as atenções dos problemas da vida dos homossexuais com festas para milhares de pessoas que só querem mesmo se divertir, e não pensar.

Mas nada mais compreensível. É difícil ir a Miami Beach e não se jogar na balada. As principais festas foram no fim de semana. A da piscina, chamada Under One Sun Pool Party, na área externa do hotel Doubletree Surfcomber, reuniu cerca de 2.000 pessoas, brincando com as dezenas de bolas na água, bem no esquema "gente bonita", "clima de paquera".

Já a principal, que encerrou a Winter Party, foi na área gay da areia de Miami Beach, em frente ao hotel Tides. A Beach Party juntou, segundo a organização do evento, 6.000 pessoas, que dançaram estilos eletrônicos como house, electro e tribal.

LEANDRO FORTINO viajou à convite do Greater Miami Convention & Visitor Bureau.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca