Turismo
30/05/2008 - 11h45

Temporada de esqui começa em duas semanas nos Andes

da Folha de S.Paulo

O início oficial da temporada 2008 de neve no hemisfério Sul é em meados de junho, daqui a duas semanas. E a boa notícia é que já está nevando nas pistas chilenas e argentinas --Bariloche, Chapelco (Argentina), Chillán e Portillo (Chile) já tiveram suas primeiras neves.

Divulgação
Acúmulo das primeiras nevascas deste inverno na estação de esqui de Portillo, que fica no Chile; temporada começa em breve
Acúmulo das primeiras nevascas deste inverno na estação de esqui de Portillo, que fica no Chile; temporada começa em breve

As expectativas para essa temporada são positivas. De um lado, o fenômeno climático La Niña deve trazer mais neve para a região andina. Por outro, a valorização do real frente ao dólar alavanca a ida de brasileiros, cuja presença deve aumentar em ao menos 10% em relação à temporada 2007.

Entre as muitas escolhas, estão comprar ou alugar roupas e equipamentos --aliás já disponíveis em lojas especializadas em São Paulo--, investir para ficar em uma estação de onde se possa sair do hotel já com os esquis nos pés (o que é conhecido como ski-in/ski-out) ou hospedar-se em um hotel urbano para aproveitar a cidade e se deslocar até a montanha.

O esporte tem se popularizado entre brasileiros, e cada estação de esqui tem como agradar de esquiadores a snowboarders. Os adeptos da prancha que parece um skate se concentram principalmente na chilena Valle Nevado, onde acontece, de 11 a 18 de julho, a terceira edição do Campeonato Brasileiro Amador de Esqui e a Copa de Snowboard --inscrições no site www.cbdn.org.br.

Já Las Leñas, na Argentina, e Chillán, no Chile, agradam especialmente aos esquiadores mais tradicionais. Las Leñas em particular conquista adolescentes com boas baladas.

Bariloche, estação argentina com imensa variedade hoteleira e que reúne além de montanhas, grandes lagos e um vivo centro urbano, é indicada para quem quer mesclar o esporte com compras e uma acesa vida noturna. Também na Argentina, Chapelco acolhe famílias com clima mais tranqüilo.

As próximas duas semanas são fundamentais para definir as condições nivais do início desta temporada.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca