No chileno Sukalde, nem tudo é o que parece ser
PRISCILA PASTRE-ROSSI
da Folha de S.Paulo, no Chile
No Sukalde (www.sukalde.cl), o ovo não é ovo, o caviar não é caviar, e o sushi não é sushi. Parece esquisito. E é.
Mas só se for "exquisito", em castelhano, termo com significado positivo, de exótico. Comer no restaurante de Matías Palomo, 30, é delicioso. Para provar as criações do jovem chef mexicano -que trabalhou no El Bulli, do catalão Ferran Adrià, na Costa Brava espanhola, há três anos abriu o seu restaurante e em 2007 foi considerado o chef do ano pelo Círculo de Cronistas Gastronômicos do Chile-, faça reserva.
Sem ela, nada de mesa. Se a fizer pela internet, leve o comprovante. Quando a reportagem da Folha esteve lá, sem se identificar, há duas semanas, quase ficou sem jantar por causa de uma falha do serviço, que anotou o horário errado. Ainda bem -mesmo!- que a reserva estava impressa e na carteira.
Depois do jantar, Palomo foi à mesa, para se desculpar. A entrevista abaixo é, em parte, o bate-papo no restaurante e, em parte, uma conversa posterior via e-mail.
PRISCILA PASTRE-ROSSI viajou a convite de Ski Portillo e da companhia aérea LAN
Leia mais
- Revolução à mesa crava Santiago no mapa
- Confeitaria oitocentista em Santiago aplaca fome dominical
- "Low profile", Santiago não é Buenos Aires
- Acima das nuvens, deserto do Atacama hipnotiza e surpreende
- Sites mostram condições das pistas de esqui no Chile e Argentina
Livraria da Folha
- Veja como explorar o Chile com praticidade
- Série "Rough Guides" descreve roteiros ideais para visitar países da América Latina
- Edição de "Segredos de Chefs" reúne 80 truques dos melhores chefs do mundo
Especial

