Turismo
17/07/2008 - 10h10

Culinária de Paraty extrapola o peixe frito

HELOISA LUPINACCI
da Folha de S.Paulo, em Paraty

O prato mais típico de Paraty é o camarão casadinho. São dois grandes camarões, presos um ao outro como valetes com palitos de dente, recheados de farofa de sete-barbas, e fritos.

É um tesouro valioso para os caçadores de delícias típicas.

Mas, apesar do apelo praiano, a oferta de restaurantes na cidade não entedia quem busca variedade à mesa.

Ana Ottoni/Folha Imagem
Culinária é bastante diversificada na cidade de Paraty, com sotaques italiano, francês, português, caiçara e tailandês
Culinária é bastante diversificada na cidade de Paraty, com sotaques italiano, francês, português, caiçara e tailandês

A baía de Paraty --uma porção da baía de Ilha Grande-- abastece as cozinhas principalmente de camarão e lula. O molusco aparece em pratos de diversos sotaques, da regional caldeirada de frutos do mar ao curry verde tailandês.

No Galeria do Engenho --restaurante à moda antiga com porções generosas e sem fila--, a caldeirada de frutos do mar, com arroz e pirão, custa R$ 59. A porção serve três pessoas com fome. O pirão vem com banana, e a caldeirada, com polvo, lula, camarão, peixe e mexilhões, é reconfortante.

A frenética cozinha do Thai Brasil manda para o salão com decoração moderninha pratos como o pad thai (macarrão com camarão, legumes e amendoim) e o curry verde de frango ou lula com arroz basmathi.

Quem não idolatra pimentas deve ficar com o pad thai, já que os outros pratos são bastante ardidos. Os pratos custam em média R$ 30. O restaurante não faz reservas e não organiza a lista de espera, além de ter serviço demorado. Sem pressa, o jantar compensa a confusão.

No Punto Divino, o carpaccio de polvo com salsão e azeite fica na memória como um dos pontos altos da visita à cidade. As massas al dente e as pizzas também atraem bastante clientes à casa, em uma das esquinas da praça da Matriz, com grandes janelas e um simpático quintal.

O Banana da Terra, com ambiente mais elegante, serve pratos que remetem à cozinha caiçara, na qual a fruta que dá nome à casa tem lugar de destaque. Outro na linha sofisticado é o Cafe Paraty, que tem ar de pub e vasto menu, com pratos portugueses e sanduíches, descritos em uma enorme lousa.

Há apresentações de música ao vivo, que podem ser bem boas.

Estrelados

Com uma estrela do "Guia Quatro Rodas", o Hiltinho é um clássico da comida do mar à brasileira, servida em uma casa no centro histórico e em outra na ilha do Algodoal. Na estrada da Graúna, o Le Gite d'Indaiatiba também tem uma estrela do guia com sua culinária francesa feita com ingredientes locais.

Thai Brasil
Rua Dona Geralda, 345; tel.: 0/xx/ 24/ 3371-0127; www.thaibrasil.blogspot.com

Galeria do Engenho
Rua da Lapa, 18; Tel.: 0/xx/24/3371-1680

Punto Divino
Praça da Matriz, 129; tel.: 0/xx/24/3371-1348; www.paraty.com.br/puntodivino

Banana da Terra
Rua Dr. Samuel da Costa, 198; tel.: 0/xx/24/3371-1725; www.bananadaterra.com

Café Paraty
Rua Tenente Francisco Antônio, 253; tel.: 0/xx/24/3371-0128; www.cafeparaty.com.br

Restaurante do Hiltinho
Rua Marechal Deodoro, 233; 0/xx/24/3371-1432; baía da Preguiça; ilha do Algodão; tel.: 0/xx/24/ 9276-5291; www.barcoupe.com

Le Gite D'Indaiatiba
Estrada da Graúna, Rio-Santos, km 558; tel. 0/xx/24/3371-7174; www.legitedindaiatiba.com.br

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca