Turismo
14/08/2008 - 09h47

Sinuca vespertina tem clima de cinema em Atlanta

HELOISA LUPINACCI
da Folha de S.Paulo, em Atlanta

O protagonista de um filme norte-americano pára em um bar com um grande estacionamento em frente, no meio do nada. Ele entra no bar, que é todo escuro, e todos param de falar e olham para ele.

Um caubói, com o chapéu escondendo os olhos, sopra a fumaça do cigarro entre os dentes enquanto espera sua vez para dar uma tacada na mesa de sinuca, única coisa iluminada ali, ainda que o sol brilhe lá fora.

Heloísa Lupinacci/Folha Imagem
À tarde, jogador de sinuca se prepara para tacada no ambiente escuro do Lenny's, um dos principais "dive bars" de Atlanta
À tarde, jogador de sinuca se prepara para tacada no ambiente escuro do Lenny's, um dos principais "dive bars" de Atlanta

Da jukebox sai algum hit de Bruce Springsteen, a bartender apóia a mão sobre o balcão e pergunta com forte sotaque: "O que você vai querer, babe"?

Ao protagonista só resta sentar à beira do balcão e tomar um copo do chope local.

Em Atlanta, esse bar se chama Lenny's, o chope, Sweet Water, e a bartender, Suzanne.

E essa é a Capela Sistina para apreciadores de "dive bars", nome técnico dos estabelecimentos como o descrito acima.

Para garantir a cena de filme, vá à tarde. À noite o lugar vira balada de roqueiros --com palco para bandas novas--, o que rende o apelido de, guardadas as proporções, CBGB do Sul.

Um rápido parênteses: Atlanta tem muitas coisas com apelidos no modelo "algum marco de Nova York do Sul". Os locais repetem as alcunhas com um sorriso que é metade envergonhado, metade orgulhoso.

Para aqueles que não vêem graça em se meter em um ambiente escuro e, verdade seja dita, com um pé e meio para lá da linha "trash", Atlanta tem outros endereços, entre os quais se destaca o Brick Store.

Com um cardápio de cerveja que parece um livro da história dos EUA e comidas à moda dos pubs, é endereço certo para botequeiros profissionais.

O programa ideal é começar à tarde entre os caubóis do Lenny's e, com o cair da noite, seguir para o Brick Store.

E se é parte do turismo conhecer os produtos locais, não deixe de provar as cervejas da Sweet Water Brewery. A mais popular é a 420 Extra Pale Ale.

Se gostar bastante, faça uma visita à cervejaria, que abre as portas às 17h30, de quarta a sexta, para passeios gratuitos seguidos de degustação.

BRICKSTORE
praça East Court, 125; tel.: 00/xx/ 1/404/687-0990; www.brickstorepub.com

LENNY'S
rua Decatur, 486 tel.: 00/xx/1/ 404/577-7721; www.lennysbar.com

SWEET WATER BREWERY
Outley Drive, 195; tel.: 00/xx/1/ 404/691-2537; www.sweetwaterbrew.com

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca