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06/01/2005 - 11h58

Livro "Código Da Vinci" promove trem que liga Londres a Paris

SYLVIE LANTEAUME
da France Presse, em Londres

O Eurostar se beneficiou em 2004 do "efeito Da Vinci" e continua aproveitando o interesse despertado pelo best-seller nos britânicos ávidos por visitarem os locais citados no livro "Código Da Vinci", o mais vendido no mundo inteiro.

"Não há dúvida de que em Paris observamos o chamado efeito 'Código Da Vinci'", declarou Paul Charles, diretor de comunicação da Eurostar, grupo internacional que gerencia o trem de alta velocidade que une França e Bélgica ao Reino Unido.

Segundo ele, o romance esotérico-religioso de Dan Brown, que continua liderando a lista dos mais vendidos no Reino Unido e França há meses, devolveu o afã dos britânicos em visitar a capital francesa, que nos últimos anos tinha sido relegada em suas preferências.

"Há dois ou três anos, havíamos constatado um certo cansaço de Paris. As pessoas preferiam outros destinos da moda como Barcelona ou Praga", acrescentou o porta-voz da Eurostar.

Mas o número de passageiros do Eurostar, em todas as direções, aumentou em 15% em 2004 em relação ao ano anterior, para 7,27 milhões de pessoas, segundo os números divulgados ontem pelo serviço de trens internacionais, explorado em conjunto pela Eurostar UK e pela companhia francesa SNCF e pela belga SNCB.

O volume de negócios também aumentou 15% em um ano, a 433 milhões de libras esterlinas (618,5 milhões de euros).

"O que constatamos muito claramente e continuamos verificando em 2005 é um claro aumento das viagens a Paris", acrescentou Paul Charles.

Os turistas britânicos vão ao Museu do Louvre, onde começam as aventuras do professor de Simbologia Robert Langdon, uma espécie de Indiana Jones no centro de um jogo de pistas de assassinato, com sociedades secretas e símbolos escondidos nos quadros de Leonardo Da Vinci como pano de fundo.

Também visitam a igreja de Saint Sulpice, no coração de Paris, e Versalhes, onde se desenrolam etapas-chave da busca de Langdon. Além do efeito 'Código da Vinci', o porta-voz da Eurostar atribui a volta de Paris à moda aos esforços realizados pelo Departamento de Turismo da capital francesa para atrair os britânicos.

A pista de patinação colocada na Torre Eiffel, com aroma de baunilha e iluminação fantástica, desde o Natal e a praia de Paris às margens do Sena são algumas das novas atrações para os turistas da cidade da luz.

"Não temos dúvida de que, para os viajantes do ócio, estas iniciativas muito criativas da prefeitura de Paris atraíram vários passageiros britânicos à França", concluiu o porta-voz da Eurostar.

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