Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2005 - 19h08

Costa do Sol integra turismo de aventura, lazer e vida noturna

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

A tradicional receita de praia, sol e mar da região dos Lagos (Rio de Janeiro) está ganhando ingredientes a mais em Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo, municípios que fazem parte da Costa do Sol. Além das belezas naturais, os municípios investem também em patrimônio histórico e na qualidade de bares e restaurantes para aumentar o número de turistas.

Juntos, os três oferecem um arsenal de atrações capaz de chamar a atenção de todo o tipo de turista, desde aquele que busca aventuras, contato com a natureza, mergulhos e trilhas ecológicas até aquele que pretende desfrutar de praias tranqüilas, bons restaurantes e bares.

Divulgação
Arraial do Cabo
Arraial do Cabo
Tudo começa em Cabo Frio. Dos 92 municípios do Estado, 44 nasceram no local, a sétima cidade mais antiga do país, fundada em 13 de novembro de 1615. Os sambaquis [antigos depósitos formados de montões de conchas, restos de cozinha e de esqueletos amontoados por tribos selvagens] atestam que a ocupação humana no litoral começou há cerca de seis mil anos.

O mergulho na história de Cabo Frio começa no Bairro da Passagem, com suas ruas estreitas, de calçamento antigo e casas em estilo colonial. No centro do Largo de São Benedito, encontra-se a Igreja de São Benedito, uma das mais charmosas da cidade. Ela foi construída em 1701 para abrigar os escravos negros que não tinham permissão para freqüentar a igreja junto com os brancos.

O turista disposto a conhecer melhor a região deve conhecer também o Forte São Matheus, na praia do Forte, construído no século 17 para defender a costa da invasão por embarcações piratas francesas, inglesas e holandesas que vinham em busca do pau-brasil.

Mas nem só de passado vive Cabo Frio. Dos três municípios que fazem parte do projeto Caminhos Singulares do Turismo e do Artesanato, desenvolvido pelo Sebrae/RJ e por mais 21 parceiros, ele é o município mais populoso, com 150 mil habitantes. A expectativa é de que a cidade cresça ainda mais com a ampliação do Aeroporto de Cabo Frio e com a instalação em 2007 de um grande resort na praia do Peró.

Natureza

Divulgação
Arraial do Cabo
Arraial do Cabo
Para quem gosta de esportes radicais, vale uma visita ao Museu do Surf, que conta com o maior acervo de pranchas da América Latina. Há 11 anos, Telmo Morais e sua família apresentam curiosidades do surf para turistas que começam a se acostumar com termos como quilhas, windsurf e skateboard.

A primeira prancha genuinamente brasileira, no entanto, não nasceu no Rio de Janeiro, mas em Santos (SP). O primeiro surfista do país, Osmar Gonçalves, construiu uma prancha de madeira em 1938, que exigia coragem e disposição para enfrentar as ondas: pesava oito quilos. Essas e outras histórias de surfista são contadas pelos proprietários do museu durante a visita guiada.

Para sair da teoria à prática, o turista deve enfrentar a estrada e seguir para Arraial do Cabo. A cidade é considerada capital nacional do mergulho. O fenômeno da ressurgência, encontro das águas quentes do Nordeste com as águas frias da Antártida, garante a Arraial um mar transparente e uma grande riqueza na fauna marinha. A praia do Farol, que conta com o ecossistema mais completo do país, só recebe visitantes com autorização da Marinha.

O passeio pelo mar de Arraial do Cabo revela também a padroeira de Cabo Frio, Nossa Senhora de Assunção. Uma réplica em madeira da imagem da santa permanece numa fenda entre duas rochas. A região é marcada por mitos sobre grandes naufrágios, que hoje se explicam pela imperícia, pelo recorte geográfico do local e pela freqüência de ataques piratas.

Búzios

Divulgação
Forte São Matheus
Forte São Matheus
E o turista que ainda tiver fôlego para aproveitar a vida noturna deve seguir para Búzios, onde o movimento parece não acabar nunca na Rua das Pedras. Além dos bares e restaurantes, o visitante pode aproveitar para ir às compras. O comércio local inclui lojas famosas de São Paulo e do Rio de Janeiro, mas os preços também são similares aos de grandes capitais.

Búzios é hoje o sexto destino turístico mais procurado por estrangeiros. O balneário ficou famoso desde que a atriz Brigitte Bardot escolheu a cidade como refúgio em 1964. Depois da visita, a cidade ainda não cansou de reverenciar a musa. Em Búzios encontram-se estabelecimentos comerciais e estátuas que representam a atriz.

O balneário exerce um fascínio particular sobre estrangeiros. O argentino Mauricio Bramson levou apenas seis horas para decidir comprar o terreno onde construiu a pousada La Mandrágora em 1979. Até hoje ele guarda o desenho da construção feito em cima de um papel de bandeja de restaurante de aeroporto e diz não ter se arrependido, embora se declare saudoso do ar de aldeia de pescadores que a cidade tinha na década de 70.

Para conhecer as 26 praias que compõem Búzios, uma boa pedida é o passeio de trolley (espécie de jardineira). O passeio sai por R$ 40 por pessoa, mas o tour apresenta ao visitante uma visão completa da cidade: desde a origem do nome "Armação dos Búzios" em razão da armação de baleias na Praia dos Ossos até as praias mais distantes do balneário.

A repórter Janaina Lage viajou a convite do Sebrae/RJ.

Leia mais
  • Nova rota turística no Rio percorre antiga Estrada Real
  • Saiba mais sobre Búzios
  • Petrópolis tem decoração e mobília antiga

    Especial
  • Veja galeria de fotos de Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo
  • Veja outras opções de destinos no Rio de Janeiro
  •  

    Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
    ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade