Publicidade
Publicidade
06/12/2005
-
16h52
Antigo reduto hippie, Canoa Quebrada, uma das praias mais famosas do Ceará, inchou, passou a sofrer com problemas como turismo sexual, Aids e drogas e agora se rende a um símbolo do consumismo.
A partir deste mês, o logotipo dos cartões de crédito MasterCard vai estampar as 45 placas que indicam pontos turísticos, pousadas e serviços públicos, bem como o totem da entrada da cidade.
A cidade é conhecida pela figura da estrela envolta pela lua crescente, encontrada em suas falésias. Canoa Quebrada fica no município de Aracati, a cerca de 150 km de Fortaleza (CE), e já foi apenas um vilarejo de pescadores.
Hoje, o agito dos turistas --principalmente estrangeiros e solteiros em busca de uma aventura exótica no longínquo e ensolarado Terceiro Mundo-- se concentra na Broadway, rua principal de Canoa.
O município recebeu 19% dos turistas que visitaram o interior do Ceará em 2004, segundo dado da Secretaria de Turismo do Estado, citado em nota da Redecard, empresa responsável pela captura e transmissões das transações com os cartões de bandeiras como MasterCard e Diners.
Canoa Quebrada é o 10º destino a fazer parte do projeto da Redecard que visa, nas palavras da empresa, "contribuir com o desenvolvimento do turismo regional". A Redecard fica responsável pela produção, implementação e manutenção das placas e do totem.
O projeto de sinalização turística da Redecard, criado há seis anos, já mantém placas em Bonito (MS), Chapada dos Guimarães (MT), Morro de São Paulo (BA), Ilhabela (SP), Monte Verde (MG) e em quatro cidades do Rio (Petrópolis, Paraty, Penedo e Visconde de Mauá).
Em Canoa, as placas trazem ainda mapas da localidade e informações sobre a praia, sua história e tradições. O lançamento do projeto será feito em Canoa no próximo dia 8 no restaurante Feitiço da Lua, às 19h, com a presença do prefeito de Aracati, Expedito Ferreira (PP).
"A ação irá dotar o município de identidade visual e propiciar orientação aos turistas", diz o secretário de turismo do Ceará, Allan Aguiar.
O diretor de marketing e produtos da Redecard, Henrique Capdeville, afirma que o projeto também promove, entre os turistas, uma maior aceitação de cartões eletrônicos para pagamento.
Leia mais
Canoa Quebrada encanta o turista por suas falésias, dunas e mar calmo
Veja algumas opções de hospedagem em Canoa Quebrada
Philips ilumina "nave espacial" de Varginha e atrai turistas
Suvinil ajuda a recuperar Mercado Modelo, símbolo de Salvador
Especial
Veja galeria de fotos de Aracati e Canoa Quebrada
Leia o que já foi publicado sobre Canoa Quebrada
Estrela de Canoa Quebrada se rende ao MasterCard
da Folha OnlineAntigo reduto hippie, Canoa Quebrada, uma das praias mais famosas do Ceará, inchou, passou a sofrer com problemas como turismo sexual, Aids e drogas e agora se rende a um símbolo do consumismo.
Márcio Diniz/Folha Imagem |
Símbolos de Canoa perdem a inocência; em placas, lua e estrela ganham logotipo de cartão |
A cidade é conhecida pela figura da estrela envolta pela lua crescente, encontrada em suas falésias. Canoa Quebrada fica no município de Aracati, a cerca de 150 km de Fortaleza (CE), e já foi apenas um vilarejo de pescadores.
Hoje, o agito dos turistas --principalmente estrangeiros e solteiros em busca de uma aventura exótica no longínquo e ensolarado Terceiro Mundo-- se concentra na Broadway, rua principal de Canoa.
O município recebeu 19% dos turistas que visitaram o interior do Ceará em 2004, segundo dado da Secretaria de Turismo do Estado, citado em nota da Redecard, empresa responsável pela captura e transmissões das transações com os cartões de bandeiras como MasterCard e Diners.
Canoa Quebrada é o 10º destino a fazer parte do projeto da Redecard que visa, nas palavras da empresa, "contribuir com o desenvolvimento do turismo regional". A Redecard fica responsável pela produção, implementação e manutenção das placas e do totem.
O projeto de sinalização turística da Redecard, criado há seis anos, já mantém placas em Bonito (MS), Chapada dos Guimarães (MT), Morro de São Paulo (BA), Ilhabela (SP), Monte Verde (MG) e em quatro cidades do Rio (Petrópolis, Paraty, Penedo e Visconde de Mauá).
Em Canoa, as placas trazem ainda mapas da localidade e informações sobre a praia, sua história e tradições. O lançamento do projeto será feito em Canoa no próximo dia 8 no restaurante Feitiço da Lua, às 19h, com a presença do prefeito de Aracati, Expedito Ferreira (PP).
"A ação irá dotar o município de identidade visual e propiciar orientação aos turistas", diz o secretário de turismo do Ceará, Allan Aguiar.
O diretor de marketing e produtos da Redecard, Henrique Capdeville, afirma que o projeto também promove, entre os turistas, uma maior aceitação de cartões eletrônicos para pagamento.
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- De centenárias a modernas, conheça as 10 bibliotecas mais bonitas do mundo
- Legoland inaugura parque temático de artes marciais com atração 3D
- Na Itália, ilha de Ischia é paraíso de águas termais e lamas terapêuticas
- Spa no interior do Rio controla horário de dormir e acesso à internet
- Parece Caribe, mas é Brasil; veja praias paradisíacas para conhecer em 2017
+ Comentadas
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.