Publicidade
Publicidade
01/06/2006
-
12h06
Colaboração para a Folha de S.Paulo, de Montevidéu
Aos 138 anos, ele vira madrugadas, sempre se faz acompanhar de muito barulho, canta e dança sem nenhum pudor e não tem medidas quando o assunto é consumo de carne, de vinho e de "medio y medio" --bebida transformada em patrimônio nacional do Uruguai.
O centenário fanfarrão é o Mercado del Puerto, visita obrigatória em Montevidéu mesmo para os mais convictos vegetarianos. Isso porque o lugar, notório por oferecer uma vertiginosa sucessão de "parrilladas" (restaurantes especializados no churrasco platino), não convida somente a comer mas a viver com intensidade um pouco da cultura do país.
Da carne ao artesanato, outro mercado, o de los Artesanos --já no centro comercial da cidade, próximo à avenida 18 de Julio--, faz a alegria dos turistas ao dispor suvenires variados a preços nada exorbitantes.
Mais produtos característicos, como artigos em lã, são encontrados na Manos del Uruguay, rede de roupas confeccionadas por profissionais organizados em cooperativas de todo o país. Em couro, algumas opções são a Casa Mario e a Montevideo Leather Factory, onde são vendidos acessórios e vestimentas em múltiplas cores, modelos e custos.
Uma dica: para comprar roupas, agosto é o melhor mês, quando há ainda uma boa quantidade de peças de qualidade, mas a preços mais baixos, depois do boom que esse setor costuma atravessar no início do inverno.
Se a idéia é buscar algo bem menos típico, lojas como as dos estilistas Ana Livni e Fernando Escuder oferecem criações que exploram possibilidades de texturas e ostentam estampas que não se repetem.
E não dá para sair do Uruguai sem levar pelo menos uma amostra de sua vasta oferta de vinhos, como os tannat, uva que representa 15% de tudo o que é produzido pelos vinhedos do país, e exemplares de outras variedades bastante consumidas e processadas no rio da Prata, como malbec, merlot e cabernet sauvignon. Quem acolhe a todas é a Casa del Vino, praticamente ao lado dos estilistas, também na velha e boa Ciudad Vieja. Confira abaixo os endereço para voltar de mala cheia.
Leia mais
Em Montevidéu, caminhos turísticos levam até o porto
Museus expõem arte clássica e de vanguarda
Candombe pulsa no lar do tango
Confira opções de pacotes para o Uruguai
Capital uruguaia abre as portas para a nostalgia (exclusivo para assinantes)
Café Brasilero põe à mesa incertezas do cotidiano nacional (exclusivo para assinantes)
Povos acolhidos dão forma à cidade (exclusivo para assinantes)
Dunas protegem charme rústico de Cabo Polonio (exclusivo para assinantes)
Nome da península veio de naufrágios de embarcações (exclusivo para assinantes)
Comandado por um cego, bar em formato de labirinto merece visita (exclusivo para assinantes)
Especial
Veja outras opções de destinos no Uruguai
Veja outras opções de destinos na América do Sul
Leia o que já foi publicado sobre turismo no Uruguai
Uruguai: Madrugadeiro, mercado exala cheiro da "parrillada"
DENISE MOTAColaboração para a Folha de S.Paulo, de Montevidéu
Aos 138 anos, ele vira madrugadas, sempre se faz acompanhar de muito barulho, canta e dança sem nenhum pudor e não tem medidas quando o assunto é consumo de carne, de vinho e de "medio y medio" --bebida transformada em patrimônio nacional do Uruguai.
O centenário fanfarrão é o Mercado del Puerto, visita obrigatória em Montevidéu mesmo para os mais convictos vegetarianos. Isso porque o lugar, notório por oferecer uma vertiginosa sucessão de "parrilladas" (restaurantes especializados no churrasco platino), não convida somente a comer mas a viver com intensidade um pouco da cultura do país.
Da carne ao artesanato, outro mercado, o de los Artesanos --já no centro comercial da cidade, próximo à avenida 18 de Julio--, faz a alegria dos turistas ao dispor suvenires variados a preços nada exorbitantes.
Mais produtos característicos, como artigos em lã, são encontrados na Manos del Uruguay, rede de roupas confeccionadas por profissionais organizados em cooperativas de todo o país. Em couro, algumas opções são a Casa Mario e a Montevideo Leather Factory, onde são vendidos acessórios e vestimentas em múltiplas cores, modelos e custos.
Uma dica: para comprar roupas, agosto é o melhor mês, quando há ainda uma boa quantidade de peças de qualidade, mas a preços mais baixos, depois do boom que esse setor costuma atravessar no início do inverno.
Se a idéia é buscar algo bem menos típico, lojas como as dos estilistas Ana Livni e Fernando Escuder oferecem criações que exploram possibilidades de texturas e ostentam estampas que não se repetem.
E não dá para sair do Uruguai sem levar pelo menos uma amostra de sua vasta oferta de vinhos, como os tannat, uva que representa 15% de tudo o que é produzido pelos vinhedos do país, e exemplares de outras variedades bastante consumidas e processadas no rio da Prata, como malbec, merlot e cabernet sauvignon. Quem acolhe a todas é a Casa del Vino, praticamente ao lado dos estilistas, também na velha e boa Ciudad Vieja. Confira abaixo os endereço para voltar de mala cheia.
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- De centenárias a modernas, conheça as 10 bibliotecas mais bonitas do mundo
- Legoland inaugura parque temático de artes marciais com atração 3D
- Na Itália, ilha de Ischia é paraíso de águas termais e lamas terapêuticas
- Spa no interior do Rio controla horário de dormir e acesso à internet
- Parece Caribe, mas é Brasil; veja praias paradisíacas para conhecer em 2017
+ Comentadas
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.