Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2007 - 17h19

"Diário de Bordo": "Casal Aventura" enfrenta caminhões na estrada

da Folha Online

Diário de BordoO casal Flávio Prado e Maira Hora decidiu pegar um carro e sair em férias. Até aqui, nada demais. O diferente é que os dois vão conhecer as paisagens mais deslumbrantes do Cone Sul e contar tudo, diariamente, para a Folha Online, dando detalhes sobre aspectos úteis e curiosos do percurso. A viagem começou em São Paulo e prevê passagens por cidades do sul do país, Argentina e Chile.

Confira o relato do segundo dia (2 de março) desta aventura.

Flávio Prado/Folha Imagem
Quilometragem e horário de saída de Avaré
Quilometragem e horário de saída de Avaré
Avaré - Guarapuava

Saímos de Avaré (SP) às 10h56 da manhã, estamos indo em direção a Itaí, Taquarituba e Itaporanga. Parece que estamos dentro de uma cartela de cores com todos os tons de verdes. Claros, escuros, dourados, foscos, brilhantes, secos e mesclados. Assim é a paisagem, claro que tudo abençoado por um céu lindo, de uma azul indescritível.

Chegando em Taquarituba almoçamos em um posto de estrada, o nome do restaurante é Zanforlim, na av. Dorival Domani, 260. Ótimo! Comida excelente, com buffet de saladas, pratos quentes e sobremesa incluída. Tudo por R$ 9.

Um detalhe é que nesta parada há banheiros limpos e com duchas.

Flávio Prado/Folha Imagem
Hulk é garoto-propaganda de posto em Arapoti<BR>
Hulk é garoto-propaganda de posto em Arapoti
Seguindo rumo à Itaporanga pela SP-255 e ouvindo "Ira" começamos a nos sentir como dizia a música cantada por Nasi: "... um navio sem direção ...". É uma estrada secundária, com pouco movimento e sem placas com indicações das maiores cidades do Paraná para você saber se está indo na direção correta. Você se sente meio perdido, porém, a pavimentação é ótima e as pinturas de solo também.

Passando Itaporanga a estrada vira SP-281 e a pavimentação fica precária e sem acostamento e para ajudar a piorar, surge meio que do além, um tráfego grande.

Saiba que você dividirá espaço com tratores, caminhões, cavalos e bicicletas. Não exagere na velocidade. Cuidado com animais na pista, por isso fizeram lombadas neste pequeno trecho.

Flávio Prado/Folha Imagem
Portal de entrada da cidade de Prudentópolis
Portal de entrada da cidade de Prudentópolis
Muitos caminhoneiros te ajudam a ultrapassar na estrada. Quando dão seta para a esquerda estão te avisando que não devem ultrapassá-los, pois vem carro no sentido contrário, e quando dão seta para a direita significa que você pode ultrapassá-los, mas é claro que devem usar de bom senso neste caso também.

Passamos por Wenceslau Brás e estamos indo rumo a Ponta Grossa.

No caminho vimos uma cena surreal em Arapoti (PR), um Hulk gigantesco em frente a um posto de gasolina que recebe o mesmo nome. Me senti pequena de novo, o próprio David Banner enfurecido guardava a estrada.

A região é tão rica que só pela movimentação dos caminhões você percebe que a agricultura local é forte. Outra cena que só perceberá quem estiver bem atendo aos prazeres naturais da região são os pequenininhos pássaros que vem até o asfalto para se alimentarem com os grãos que caem dos caminhões lotados que trafegam pelas estradas.

Flávio Prado/Folha Imagem
Quilometragem e horário de chegada em Guarapuava
Horário de chegada em Guarapuava
Seguimos direto para Ponta Grossa onde tomamos um expresso com espuma de leite, preparado de forma diferente de São Paulo. Em Ponta Grossa eles não fazem espuminha, mesmo que você peça, então seu expresso transforma-se num pingado (café com leite do boteco).

Pé na estrada de novo, mas agora com cafeína no sangue e Madonna nos ouvidos, seguida de Nelly Furtado, Fernanda Abreu e atravessando Prudentópolis rumo à serra que nos levaria à Guarapuava quem dominou o carro foi The Doors e combinou demais porque a estrada era uma loucura e os caminhões mais loucos ainda.

Chegamos em Guarapuava (PR) demos uma volta à procura de um hotel e de um jantar, coisa rápida, afinal de contas, hoje [última sexta, 2] é dia do capítulo final da novela ["Páginas da Vida"].

Em sua aventura, o casal tem o apoio da Lenovo; da TIM Roaming Internacional; e da Virtual Track.

Leia mais
  • "Diário de Bordo": Casal pega a estrada para desbravar Cone Sul

    Especial
  • Acompanhe a Expedição Cone Sul dia a dia
  • Leia mais aventuras do "Diário de Bordo"
  • Visite o especial de ecoturismo
  •  

    Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
    ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade