"Recém-nascido", estádio é 2ª maior atração chinesa, à frente de locais milenares
da Lusa, em Pequim
O Estádio Olímpico de Pequim tornou-se a segunda maior atração da capital chinesa depois da Grande Muralha, ultrapassando o Palácio Imperial e a Praça da Paz Celestial.
Ir à China é fazer viagem ao futuro e ao passado
Inovadora, Pequim é museu a céu aberto
| Greg Baker/AP |
![]() |
| Vista noturna do Estádio Olímpico de Pequim, conhecido como Ninho de Pássaro, que foi palco da cerimônia de abertura dos jogos |
No terceiro lugar da lista das "16 maravilhas arquitetônicas" de Pequim votada pela internet está o Centro de Desportos Aquáticos, outra infra-estrutura esportiva construída para os Jogos Olímpicos de 2008.
A pesquisa foi organizada pelo Administração de Turismo de Pequim e contou com a participação de 14 milhões de internautas, dentro e fora da China, publicou o jornal "China Daily".
Numa sondagem idêntica realizada em 1986, a Praça da Paz Celestial ficou no topo da lista, seguida pelo Palácio Imperial, a Grande Muralha e o parque Beihai.
O Estádio Olímpico de Pequim --o Ninho de Pássaro-- foi projetado pelos arquitetos suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron, com a colaboração do artista plástico chinês Ai Weiwei.
Trata-se de uma obra de US$ 450 milhões, com 69 metros de altura e 91 mil lugares, na qual foram utilizadas quase 42 mil toneladas de aço.
| Claro Cortes IV/Reuters |
![]() |
| Centro de Desportos Aquáticos, também conhecido por Cubo d'Água, é ponto turístico |
"Uma estrutura destas não poderia ser feita em qualquer outra parte do mundo", afirma Jacques Herzog. "Os custos de construção em Pequim são um décimo dos do Ocidente."
O Centro de Desportos Aquáticos, também conhecido por Cubo d'Água, é da autoria de um consórcio australiano.
Desde outubro do ano passado, "quase todas as excursões de turistas que vieram a Pequim visitaram o Ninho de Pássaro e o Cubo de Gelo", disse o diretor de uma agência de viagens.
De acordo com a nova lista das maravilhas arquitetônicas, o Palácio Imperial está agora em quarto lugar, seguindo-se o Palácio de Verão, a Praça da Paz Celestial e o Templo do Céu.
O novo Teatro Nacional, desenhado pelo arquiteto francês Paul Andreu, e inaugurado em 2007, ocupa o 15º lugar.
Veja outras reportagens de Turismo
- Entidade mundial de montanhas é criada para promover turismo sustentável
- Atalho leva turistas de graça até perto do Pão de Açúcar
- Luís 14, o Rei Sol, ganha exposição no Palácio de Versalhes
- Companhia aérea pede que passageiros usem banheiro antes de embarcar
Especial
- Leia o que há em nossos arquivos sobre turismo em Pequim
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria




