Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2001 - 12h16

Circuito das Águas oferece férias baratas e saudáveis no inverno

da Folha Campinas

Leia mais sobre inverno
Julho é mês de férias escolares e de frio. Mas nada de ficar em casa, a região de Campinas, no interior de São Paulo, convida a um passeio pelo Circuito das Águas -Amparo, Águas de Lindóia, Estância de Socorro, Serra Negra, Lindóia e Monte Alegre do Sul que, neste mês, tem seu festival de inverno.

Cada vez mais consolidado, o festival, que ainda não tem o charme e a tradição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, atrai a cada ano mais turistas, oferecendo, principalmente, programação cultural de qualidade.

Segundo o secretário de Cultura, Turismo e Lazer de Serra Negra (84 km de Campinas), Idenir A. S. Perondini, cada cidade prepara sua própria programação cultural.

É o turista que visita o circuito que faz a integração das programações independentes. Cada cidade está localizada a um raio de 40 km da outra, facilitando a visitação. Todas ainda têm uma outra característica, são estâncias hidrominerais.

"Fazemos uma reunião entre as secretarias de turismo e cultura para adequar a programação cultural entre as cidades do circuito, mas ainda não estabelecemos formalmente a integração do festival de inverno. Isso já está sendo pensado", disse.

O turismo, de acordo com o secretário, é lucrativo para a região, e uma das formas de integrar as cidades seria organizar pacotes turísticos que englobassem a visitação de vários pontos dentro do circuito.

Turismo

Um dos pontos turísticos de Serra Negra é o monumento ao Cristo Redentor, criado em 1958, que possui 18 metros de altura. O Cristo fica a 1.800 metros, no alto do Pico da Fonseca. Para chegar lá, só de teleférico, em cadeiras individuais, que percorrem 700 metros morro acima.

Lindóia (161 km de São Paulo), que faz parte do circuito, é considerada a maior extratora de água mineral da América Latina.

Em Águas de Lindóia (170 km de São Paulo), o festival de inverno entra na sua quinta edição. Além das atrações musicais, a cidade preparou uma programação recreativa para o turista.

A praça central vai contar com monitores, que farão caminhadas ecológicas com as crianças. Elas vão poder também simular a prática de alpinismo em uma parede de escalada.

Amparo (130 km de São Paulo) é debutante, tem sua primeira edição do festival este ano e também traz recreação e atração musical gratuita.

A infra-estrutura hoteleira das cidades do Circuito das Águas tem como principal característica a diversidade, mais que a quantidade. Mesmo assim, a região tem mais de 80 opções, entre hotéis, chalés, pousadas e casas em fazendas, que são alugadas.

Em Águas de Lindóia, a Fazenda São Pedro oferece casas que têm o estilo das antigas residências de caboclos e são alugadas durante a temporada. Nesse caso, o local não oferece alimentação, mas a casa é mobiliada e tem cozinha equipada.

A Secretaria de Turismo e Cultura de Águas de Lindóia espera atrair 270 mil turistas este mês.

A cidade, com 11 mil habitantes, recebe muitos turistas em busca do seu principal atrativo, as fontes de águas minerais, que têm propriedades terapêuticas.

Serra Negra

Em Serra Negra, há hotéis no centro da cidade e fazendas, localizadas em regiões mais afastadas, para quem quer mais paz.

Nas fazendas, é possível desfrutar de uma imensa área de lazer, às vezes com lago, cavalos, quadras, piscinas e trilhas para caminhada. Na região de montanhas, estão localizados mais de 20 hotéis e pousadas. Aí, a variedade gastronômica é deliciosa, cheira à fazenda.

O valor das diárias dos hotéis e fazendas na região pode variar de R$ 15 (por pessoa) até R$ 180 (por casal).

Leia mais notícias sobre inverno
 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade