Turismo

737-600 a 737-900, os mais modernos

MARCOS RESENDE*
Especial para a Folha Online

A evolução da família 737 continuou. A Boeing lançou, em 1993, um programa chamado Next Generation 737s, e o primeiro avião entrou em serviço em 1998. Enquanto esses novos aviões mantêm as características que tornaram a família 737 tão popular, eles passaram por uma série de mudanças. Novas asas foram desenhadas, novos motores e uma cabine mais moderna foram incorporados, fazendo dos 737 - Next Generation os mais avançados aviões de sua categoria no mercado. Eles vão do 737-600, capaz de transportar 132 passageiros até o 737-900, que acomoda 189 passageiros.
A Varig recentemente incorporou à sua frota o 737-700, como parte de um programa de renovação. Outras empresas brasileiras também devem começar a operar os novos modelos em breve, enquanto os clássicos das séries 200 e 300 devem continuar operando comercialmente por muitos anos ainda. Os problemas de ruídos causados pelos motores JT8D dos 737-200 vêm sendo atenuados com a instalação de "rush kits", conjuntos que diminuem os níveis de ruídos provocados por esses turbo jatos.
Usados pelas empresas de transporte aéreo em todo o mundo, os Boeing da linha 737 conquistaram uma boa reputação. São aviões "parrudos", robustos, com uma boa reserva de potência, o que aumenta a segurança no caso de falha de um motor. Tem boas qualidades de vôo, é um avião "gostoso" de se pilotar. Os mecânicos apreciam seus sistemas simples e confiáveis, o avião é rentável para as empresas e confortável para os passageiros. Um "maquinão", como se diz na aviação.
 

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