Turismo

Saiba o que é um avião turboélice

Especial para a Folha Online

O que é um turboélice? Grosso modo, há dois tipos de aviões que usam hélices, conforme os motores usados. As hélices podem ser acionadas por um motor a gasolina, turbo ou aspirado, que funciona segundo o mesmo princípio do motor de um automóvel. Nesse caso, pela motorização, o avião é chamado "convencional". A outra alternativa consiste em uma turbina, semelhante às usadas em jatos, porém equipada com uma caixa de redução de giros que aciona a hélice, sendo esta a responsável pela tração.

O uso desse sistema caracteriza um avião "turboélice". Os motores turboélice têm certas vantagens sobre os convencionais. São mais leves, capazes de produzir muita tração e têm menos partes móveis, portanto são mais simples e confiáveis.

Um turboélice, comparado a um jato de porte semelhante, geralmente tem capacidade de decolar e pousar em pistas mais curtas. Gasta menos combustível, porém é mais lento e voa mais baixo, o que pode tornar o vôo, apesar de seguro, algo "sacudido", se as condições meteorológicas não colaborarem. Os turboélices tendem a ser, para o passageiro, mais barulhentos, devido aos ruídos provocados pelas pás das hélices. (MR)

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca