Turismo

TAM investe em cardápio de bordo saudável

da Folha Online

A TAM aderiu à tendência do cardápio saudável seguido pela maioria das companhias aéreas e com um investimento de R$ 3 milhões e dezoito meses em pesquisas mudou o menu de bordo da companhia. O paladar e as preferências dos passageiros foram investigados e a composição nutricional adaptada pelos nutricionistas de acordo com o conceito de alimentação balanceada.

Em relação ao menu anterior, pode-se afirmar que a mudança foi radical. Alguns alimentos foram "banidos" e outros, por serem mais saudáveis, valorizados. Mais de 80% do menu é inteiramente novo.

Desde 1º de novembro as refeições estão sendo servidas nos vôos entre São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e para Porto Seguro (BA), Salvador, Recife, Belém, Cuiabá, Manaus, Goiânia e Navegantes (SC).

Ao contrário de algumas empresas brasileiras e estrangeiras, a TAM não vai elaborar para seu menu refeições específicas com baixas calorias (light) ou sem açúcar (diet), mas de acordo com o conceito de alimentação equilibrada e balanceada.

O menu se baseia em legumes, hortaliças, vegetais, cereais, pães integrais, massas leves e carnes magras, com baixos teores de gordura e de colesterol. Alguns itens corriqueiros no nosso dia-a-dia, como ovos, carnes com gorduras, presunto e queijo gordos, salame e bacon, foram eliminados do novo menu. A manteiga foi substituída pela margarina.

Variação
No novo cardápio entraram frios a base de aves (peito de peru), queijos magros (branco, ricota ou requeijão light), e maior quantidade de frango e peixe. Nas receitas com massas, a variação ocorreu nos molhos: os pratos terão molho vermelho, mais digestivo, e esporadicamente, o branco. No recheio, ricota e legumes terão preferência na preparação.

Alimento frequente da mesa do brasileiro, o feijão teve diminuída sua participação no menu. Por ser um pouco indigesto, ele aparece apenas em alguns tipos de saladas.

São 50 opções de cardápios diferentes, divididos entre o café da manhã, almoço, lanche e jantar, trocados de três em três dias. As opções foram avaliadas e aprovadas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC-FUNCOR).

Fonte: Mariana Castro, uma das nutricionistas responsáveis pelo novo cardápio da TAM.

Leia também
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca