Turismo
26/11/2004

Como manter a saúde na viagem

da Folha Online

1. Remédios
Leve com você todos os remédios que toma habitualmente, em vez de deixar para comprá-los no exterior. Caso você queira comprar medicações, seu médico precisa fazer uma receita com o nome genérico do produto (o nome comercial pode variar de um país para outro).

Em muitos países, mesmo com a receita do seu médico, você pode ter que passar em uma consulta com um médico local para conseguir os remédios.

2. Seguro-saúde
Estatísticas demonstram que uma a cada 30 pessoas viajando pelo exterior usa serviços médicos de emergência. Um seguro-saúde pode evitar despesas no caso de uma internação hospitalar.

A grandes operadoras de turismo oferecem esse tipo de seguro que cobre despesas médicas, internações e transporte em caso de acidentes ou emergências médicas durante a viagem. O custo é de cerca de US$ 1 a 2 dólares por dia de viagem.

3. Alimentos
Alimentos vendidos nas ruas devem ser evitados. Fique atento ao noticiário sobre epidemias de cólera. Evite comer alimentos crus ou muito apimentados.

4. Água
A água no hotel deve ser usada somente para o banho. Para beber, prefira mineral. Em países onde só há água engarrafada com gás, deixe-a descansando no copo até as bolinhas gasosas desaparecerem, se preferir.

5. Altitude
Em cidade situadas a mais de 2 mil m de altitude, a pressão parcial do oxigênio diminui e pode provocar falta de ar e cansaço, até que o organismo se adapte. Antes da viagem, tente descansar pelo menos 24 horas em localidade mais baixa, sem fazer muito esforço físico.

Leia mais
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca