Aguçado sentido auditivo tornou João Gilberto um músico raro
da Folha Online
João Gilberto é conhecido pelo seu método inovador de tocar violão e de cantar uma canção. O músico surgiu em 1958 com uma técnica ainda não conhecida e, além da influência musical, ele conseguiu criar um som diferenciado.
As informações são de Zuza Homem de Mello, neste quadro do programa "Olhar Literário", o escritor conta como organizou, em um volume de 128 páginas, toda sua pesquisa sobre o artista, que é um dos maiores nomes da música brasileira. A apresentação é de Arthur Nestrovski.
Segundo Zuza, o músico tem um aguçado sentido auditivo, estimulado ao longo de anos. Ele se tornou um raro artista de sua categoria --a de primeira grandeza-- que é dono de si próprio em absoluto domínio de sua carreira, canta e grava o que quer, quando quer: é um caso quase impossível de imaginar nas circunstâncias atuais da música dita popular.
A cronologia é um balizamento tão completo quanto possível de suas atividades artísticas. A discografia inclui detalhes dos LPs e CDs sob seu nome, com sucintos comentários tentativamente recolhidos na época do lançamento. E o apêndice "Pontos de Vista" retrata impressões solicitadas especialmente para este livro, de quem não atua na música.
Zuza Homem de Mello é o autor de "Folha Explica - João Gilberto", uma obra que analisa o trabalho do músico como, por exemplo, a letra e a harmonia.
"João Gilberto"
Autor: Zuza Homem de Mello
Editora: Publifolha
Páginas: 128
Quanto: R$ 17,90
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha
Veja outros vídeos sobre livros
- Autor cego se inspira em Vinícius de Moraes; veja entrevista
- Canções invadem universo performático na obra de Caetano, diz Wisnik
- Críticas servem como registro da arte no Brasil; veja autora de livro
Especial
- Veja outras edições do "Videocast Folha Online"
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria