Videocast
20/05/2008 - 16h48

Eleitores fazem fila para votar nas prévias democratas de Kentucky

da Folha Online

Eleitores democratas formaram filas nesta terça-feira para votar nas primárias de Kentucky, em mais uma etapa da acirrada corrida pela nomeação do partido à candidatura presidencial. Logo depois da abertura das urnas, às 6h (7h em Brasília), dezenas de eleitores já chegaram para votar.

De acordo com o o jornal local "The Kentucky Post", o movimento nos colégios eleitorais se mantém constante. As urnas serão fechadas às 18 (19h de Brasília). Segundo pesquisas de opinião, Hillary Clinton aparece com 58% das intenções de voto contra 28% de seu rival, Barack Obama. Assista aos outros vídeos sobre eleições nos EUA.

A senadora e ex-primeira-dama passou os últimos dias em intensa campanha no Estado. Em Oregon, os eleitores democratas também registram seus votos nesta terça-feira, por meio de cédulas que serão enviadas pelo correio à sede local do partido até a meia-noite de Brasília. Obama lidera em Oregon, Estado com eleitorado de maioria jovem e maior nível de escolaridade, com 50% contra 40% de Hillary, segundo pesquisas.

De acordo com a rede de TV CNN, o senador por Illinois lidera a disputa pelos delegados, com 1.909 contra 1.718 de Hillary. Restam ainda quatro primárias democratas que, juntamente com as votações de hoje, colocam em jogo mais 189 delegados.

No Estado de Kentucky, estão em jogo um total de 51 de delegados, contra 52 em Oregon. Os republicanos também votam nas primárias partidárias dos dois Estados nesta terça-feira. Mas, para o partido, a votação não irá alterar o cenário político, já que John McCain garantiu sua candidatura às eleições gerais em março, com mais de 1.191 delegados.

FolhaShop

Digite produto
ou marca