Videocast
23/07/2008 - 02h45

Diretora do TRE esclarece dúvidas sobre título de eleitor; assista

da Folha Online

As eleições municipais serão realizadas no próximo dia 5 de outubro em todo o país. O prazo para alistamento e transferência do título de eleitor já foi encerrado.

A diretora geral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Jade Almeida Prometti, participa deste videocast e esclarece as principais dúvidas dos eleitores.

O voto é obrigatório para pessoas com idade entre 18 e 70 anos. Já para os jovens com idade entre 16 e 18 anos, analfabetos e idosos com mais de 70 anos o voto é facultativo.

Para obter o título de eleitor, o interessado deve procurar o cartório mais próximo de sua residência. No entanto, o prazo para inscrição e transferência já foi encerrado. Os cartórios reiniciam suas atividades em novembro.

O título de eleitor não tem prazo de validade. Porém, os eleitores que deixarem de votar por três eleições consecutivas e não justificarem a ausência correm o risco de ter o título cancelado.

No dia da eleição é preciso levar título eleitoral ou a carteira de identidade. No segundo caso é necessário saber o local e a seção eleitoral. Caso existam dúvidas, basta entrar em contato com a central de atendimento do TRE, em São Paulo, pelo número 0/xx/11/6858-2100.

Para conhecer o endereço dos cartórios de São Paulo, o eleitor pode consultar o site do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).

FolhaShop

Digite produto
ou marca