Judô se torna esporte que mais deu pódios ao Brasil; veja
da Folha Online
Desde a Olimpíada de Los Angeles, em 1984, o judô brasileiro sempre esteve representado no pódio. Em Pequim não foi diferente. Ketleyn Quadros, Leandro Guilheiro e Tiago Camilo faturaram o bronze, fazendo do esporte, até então, o que mais contribuiu com medalhas para o Brasil em todas as edições dos Jogos.
Acompanhe neste videocast a trajetória do esporte que mais deu pódios ao Brasil na história. Assista aos outros vídeos sobre os Jogos de Pequim-2008.
Ao todo, são 15 conquistas no tatame, contra 14 da vela e 13 do atletismo. Em 1972, em Munique, Chiaki Ishii conquistou a primeira medalha de bronze. Doze anos depois, em Los Angeles, o esporte engrenou com a prata de Douglas Vieira e os bronzes de Luís Onmura e Walter Carmona.
Na Olimpíada seguinte, em Seul, Aurélio Miguel garantiu a premiação ao subir no ponto mais alto do pódio e Rogério Sampaio, em Barcelona repetiu o feito ao ganhar o ouro.
Em Atlanta, Aurélio Miguel torna-se o primeiro judoca do país duas vezes premiado, ao conquistar o bronze, mesmo resultado obtido por Henrique Guimarães. Em Sydney, Tiago Camilo e Carlos Honorato foram vice-campeões em suas categorias e em Atenas, Leandro Guilheiro conquistou seu primeiro bronze, mesma colocação obtida por Flávio Canto.
Vale lembrar que a vela pode superar o judô em número de medalhas. Robert Scheidt, medalhista em 96, 2000 e 2004, e seu parceiro Bruno Prada ainda não começaram a competir, mas são favoritos na classe a star.
Leia Mais
- Judô supera vela e se torna o melhor esporte olímpico do Brasil
- No judô, Tiago Camilo dá o terceiro bronze ao Brasil em Pequim
- Algoz de Derly em Pequim nega ter acusado o brasileiro de traição
- Judoca Danielli Yuri perde por ippon em sua estréia na Olimpíada
Livraria da Folha
- Guia traz o melhor e o pior dos Jogos Olímpicos
- Limites podem ser superados; saiba como despertar o gigante em você
- Guia ilustrado traz informações sobre as atrações da China
- Guia com mapas desdobráveis desvenda Pequim
Livraria da Folha
- Guia traz o melhor e o pior dos Jogos Olímpicos
- Saiba mais sobre judô, fubetol, tênis e muitos outros esportes
- Guia com mapas desdobráveis desvenda Pequim
- Livro com CDs ensina chinês em 15 minutos de prática diária
- LIVRARIA: Veja livros de esporte em oferta
Especial
