Videocast
04/10/2008 - 09h26

Esclareça dúvidas sobre a urna eletrônica antes de votar; assista

da Folha Online

Neste domingo (5), eleitores de todo o Brasil vão eleger seus representantes municipais --prefeito e vereador. As pessoas devem prestar atenção para votar corretamente, porém, em caso de qualquer dificuldade, é possível pedir ajuda a um mesário. Uma das orientações é levar uma "colinha" com os números correspondentes aos dos candidatos escolhidos para facilitar a votação.

Neste videocast, a porta-voz do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), Eliana Passarelli, esclarece as dúvidas sobre como votar nos candidatos ou na legenda do partido, como anular, corrigir ou votar em branco.

dúvidasurna

Veja o especial das Eleições 2008.

Em primeiro lugar, a pessoa não deve esquecer de levar o título de eleitor ou um documento com foto.

A votação será feita por meio de uma urna eletrônica, que tem teclado semelhante ao do telefone. A primeira opção que aparecerá na tela é para a escolha de vereador. Neste caso, o eleitor pode digitar o número do candidato de sua preferência e apertar a tecla de cor verde, onde está escrito "Confirma", ou há a opção de votar apenas na legenda do partido --que corresponde aos dois primeiros algarismos do número do candidato-- e, assim, é só confirmar apertando a tecla "Confirma".

Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as opções estiverem corretas é só confirmar.

Em seguida, a pessoa deverá selecionar um candidato a prefeito. A votação é feita da mesma maneira --digitando o número e confirmando a informação.

A cada voto confirmado, a urna emitirá um rápido sinal sonoro. Após o registro do voto para prefeito, a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra "Fim".

Em caso de erro, em qualquer momento, o eleitor deve apertar a tecla de cor laranja, onde está escrito "Corrige", para repetir o procedimento e digitar corretamente o número que deseja.

Para votar em branco é necessário apertar a tecla "Branco" e confirmar a escolha apertando a tecla verde "Confirma". Já para anular o voto, é preciso digitar um número de candidato ou de partido inexistentes e depois apertar a tecla "Confirma".

Qualquer dúvida, o eleitor pode entrar em contato com o TRE-SP pelo telefone: 0/xx/11 2858-2100.

FolhaShop

Digite produto
ou marca