Videocast
17/10/2008 - 10h53

Veja cenas da manifestação após confronto com policiais em SP

da Folha Online

Cerca de 2.000 policiais civis, em greve há um mês, entraram em confronto na tarde desta quinta-feira (16) com a Polícia Militar nas proximidades do Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, em São Paulo. A intenção da Polícia Civil era pressionar o governo a retomar as negociações e, para isso, pretendiam ser recebidos no Palácio.

Ao menos 29 pessoas ficaram feridas durante confronto. Veja imagens da manifestação, além da entrevista com o presidente do Sipesp (Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo), João Batista Rebouças, no videocast a seguir.

Greve da Polícia Civil

Ouça relato de repórter sobre o confronto

Os policiais militares receberam a ordem de impedir a passeata, que se aproximava da sede do governo. A marcha era escoltada por policiais de dois grupos de elite da Polícia Civil --GOE (Grupo de Operações Especiais) e Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos)-- que tentaram impedir a subida dos grevistas à sede do governo, bloqueando as vias com motos.

Desde o início da caminhada o clima era tenso, com muito policiais civis exaltados e armados. Por volta das 15h desta quinta-feira (16), as lideranças do movimento anunciaram aos manifestantes que o governo havia concordado em receber uma comissão dos grevistas no Palácio, o que acirrou os ânimos dos policiais.

A manifestação se aproximava da área do Palácio com dois carros de som, um deles carregando um caixão com a foto do governador José Serra (PSDB) com a frase "aqui jaz o ex-futuro presidente".

Para conter os manifestantes foram usadas bombas de efeito moral, balas de borracha e a cavalaria. Já os grevistas usaram carros da Polícia Civil no embate com a PM. Os veículos ficaram danificados com estilhaços das bombas de efeito moral e também com as balas de borracha.

Feridos

Para o hospital Albert Einstein, próximo ao local do protesto, foram encaminhadas 19 pessoas feridas; cinco foram atendidas no hospital Itacolomy Butantã e outras cinco na unidade Morumbi do hospital São Luiz.

Reportagem publicada pela Folha no dia 28 de setembro (a íntegra da reportagem está disponível para assinantes do UOL e do jornal) mostra que a saída do secretário passou a fazer parte das reivindicações dos policiais civis grevistas.

FolhaShop

Digite produto
ou marca