Videocast
10/12/2008 - 14h18

Assista ao segundo debate em comemoração aos 50 anos da Ilustrada

da Folha Online

Como parte das comemorações dos 50 anos da Ilustrada, foi realizado nesta terça-feira o segundo de três debates. O tema do encontro foi "Cultura e Consumo" e contou com a participação do escritor Cristóvão Tezza, do psicanalista Contardo Calligaris, do cineasta José Padilha e do cantor Lobão.

Veja, no vídeo a seguir, a íntegra do debate, realizado no auditório do Masp, em São Paulo. O evento foi mediado por Alcino Leite Neto, ex-editor dos cadernos Ilustrada e Mais! e atual editor de Moda.

Segundo debate

Cristóvão Tezza

O escritor, grande vencedor das premiações literárias deste ano com o livro "O Filho Eterno", afirmou que a publicação é um produto cultural como qualquer outro e pontuou que veio de uma época na qual os escritores se viam como à parte do mercado.

"Literatura sempre foi sentida por mim, ou por parte da minha geração, como uma linguagem que não se enquadra', afirmou Tezza, quando comentou sobre a relação inicial dos artistas com o mercado.

Calligaris

O colunista da Ilustrada disse que a idéia comum é que o consumo seja uma coisa ruim, mas o contrário de consumo são restrições de acesso a produtos a certas classes sociais.

"Nem toda cultura popular é porcaria ou alienante. A cultura popular é o que se oferece mundo afora", declarou Calligaris, que ainda acrescentou que cultura e mercado não são princípios contraditórios.

Lobão

O cantor defendeu que o dinheiro esteve presente em grandes manifestações artísticas. "Se a gente não toca no rádio, a gente não existe, e a gente não vira trilha sonora de uma geração", afirmou.

Lobão também disse que as gravadoras devem ter um papel remodelado e que não é confortável que estejam nas mãos em que estão, mas que elas têm um papel e não devem se extinguir, já que possuem uma função importante de colocar novos nomes no mercado.

José Padilha

O cineasta considerou que, para refletir sobre cultura e consumo, é preciso definir melhor os significados dos dois termos. "Segundo os antropólogos, hábitos de consumo fazem parte da cultura de sociedade", explicou.

O diretor de "Tropa de Elite" ainda comentou que em uma sociedade sem mercado há menos liberdade.

Debates

Ao todo, o ciclo de debates conta com três mesas. Na segunda-feira (8) ocorreu a primeira, com o tema "Cultura e Política".

Nesta quarta-feira, último dia do evento, Matinas Suzuki Jr., que foi editor da Ilustrada na década de 80, Ruy Castro, escritor e colunista da Folha, e Marcelo Coelho, colunista da Ilustrada e membro do Conselho Editorial da Folha, participarão do debate. Marcos Augusto Gonçalves, atual editor do caderno, será o mediador. As inscrições para o evento estão encerradas.

FolhaShop

Digite produto
ou marca