Videocast
25/01/2009 - 09h25

Em SP, migrantes dão toque regional aos negócios; veja

da Folha Online

Dentro dos limites da cidade de São Paulo há pequenos mapas de todos os outros Estados. São recortes formados por empreendimentos criados por migrantes, que imprimiram a seus negócios muitas das características da região de origem.

Neste domingo, dia em que a cidade comemora 455 anos, o caderno Negócios (conteúdo exclusivo para assinantes do jornal e do UOL) traz um pouco da história de empresas que representam a diversidade do país. São migrantes que trouxeram cultura e tradição de sua terra natal.

Empregos, Carreiras e Negócios

Um gaúcho, uma mineira, um baiano, um goiano e uma paraense opinam sobre quais são os prós e os contras da capital paulista e mostram o segredo para se estabelecer em São Paulo.

Empregos

Em tempos de crise financeira global, trabalhadores de diversos setores estão perdendo seus empregos. Para contornar isso, os cursos de qualificação ou formação podem ser uma alternativa para o trabalhador que está desempregado ou teve seu contrato suspenso.

O caderno de Empregos (conteúdo exclusivo para assinantes do jornal e do UOL) desta semana traz essa e outras alternativas para quem busca um lugar no mercado de trabalho, além das indústrias que devem oferecer mais vagas neste ano e como fazer para se qualificar.

Empresas, federações e sindicatos, além de escolas, são pontos de partida para procurar salas de aula. A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) anunciou no início do mês que irá disponibilizar 100 mil vagas de cursos gratuitos do Senai-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para funcionários em suspensão ou redução de jornada.

Apesar disso, é preciso cautela na hora de escolher o curso. O leitor poderá conferir quais os cuidados a serem tomados na edição deste domingo do caderno.

FolhaShop

Digite produto
ou marca