Salgueiro vence Carnaval do Rio com 399 pontos; veja imagens
da Folha Online
Há 16 anos sem vencer o título do Carnaval do Rio de Janeiro, o Salgueiro é a escola de samba campeã, deste ano, do Grupo Especial da Marquês de Sapucaí. A agremiação da zona norte da cidade recebeu 399 pontos dos 400 possíveis.
A Beija-Flor conseguiu 398 pontos e é a vice-campeã. Com 390,7 pontos, a Império Serrano foi rebaixada para o Grupo de Acesso. A apuração foi realizada nesta Quarta-Feira de Cinzas.
Salgueiro vence Carnaval do Rio
Empenho da comunidade foi fundamental para vitória, diz presidente do Salgueiro
Leia a cobertura completa do Carnaval
Saiba como foi o resultado da apuração no Rio
Veja o samba-enredo do Salgueiro, escola campeã do Carnaval do Rio
Veja imagens do desfile do Salgueiro
Veja a comemoração da escola campeã de São Paulo
A escola União da Ilha, que venceu o título de campeã do Grupo de Acesso A do Rio, deste ano, desfilará pelo Grupo Especial, em 2010. Na apuração das notas, nesta Quarta-Feira de Cinzas, a agremiação obteve 239,9 pontos.
Último título
O Salgueiro conquistou o nono título da escola desde a fundação, em 1954. O último tinha sido em 1993, com o enredo "Peguei um Ita no Norte".
Desempenho
Durante o desfile, o Salgueiro levou para a avenida teatro, dança, circo e acrobacias. Para o abre-alas, a escola chamou a Intrépida Trupe para fazer apresentações guiadas por grandes tambores que tinham as cores do Salgueiro: vermelho e branco.
O segundo carro alegórico, chamado Essência Ritual, teve problemas para entrar na avenida. A alegoria mostrou o uso pré-histórico do instrumento, por parte de comunidades tribais, que o construíam com peles de animais, por exemplo.
No terceiro setor do desfile, o Salgueiro mostrou o uso místico dos tambores por várias culturas --crendices sobre a influência do toque do objeto sobre bons e maus espíritos e na comunicação com os deuses.
O Salgueiro também fez homenagem à tradição do boi-bumbá, em especial à festa de Parintins, no Amazonas, que tem participação importante no Carnaval --a proliferação de carros alegóricos com movimento é creditada a profissionais formados na festa amazonense.
No sexto carro, a escola mostrou a diversidade dos ritmos do Nordeste brasileiro, com representações de forró, xaxado e maracatu, entre outros. Essa região brasileira também foi representada no sétimo carro, que tinha a forma de um grande trio elétrico, popular no Carnaval de Salvador --Carlinhos Brown foi um destaque da alegoria.
A escola usou o veículo para mostrar não só o uso musical do tambor, mas também a importância do instrumento para projetos sociais realizados por grupos como Olodum, Timbalada e Afroreggae.
Para a última alegoria, o Salgueiro chamou mestres de bateria de agremiações concorrentes para fazer uma homenagem a um segmento que é considerado o "coração" de uma escola de samba.
Leia mais
- Salgueiro é campeã do Carnaval 2009 no Rio
- Império Serrano é rebaixada do Grupo Especial do Rio
- Escolas com maior gasto são favoritas no Carnaval 2009 no Rio
Leia mais
- VÍDEO: Veja imagens da comemoração e do desfile da Mocidade Alegre
- VÍDEO: Veja imagens do segundo dia de desfile do Carnaval de São Paulo
- VÍDEO: Grandiosidade de carros alegóricos encanta a plateia; assista
Especial
- Veja outras edições do "Videocast Folha Online"
- Leia a cobertura completa do Carnaval
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria
