Publicidade
Publicidade
Em vídeo, Bispo da Universal ensina a arrecadar durante a crise
da Reportagem Local
Um vídeo entregue ao Ministério Público de São Paulo por um ex-voluntário da Igreja Universal revela a pregação combinada entre os bispos da cúpula da igreja para obter dízimos dos fiéis em meio à crise econômica de 2008.
Veja vídeo no qual bispo da Universal orienta a fazer acordo com "bandidos"
Em resposta à Folha, bispo diz que vídeos são coerentes com a sua crença
As gravações são de duas reuniões feitas por videoconferência, conduzidas pelos líderes na sede, em São Paulo, e acompanhadas em tempo real nos Estados.
Segundo a reportagem de Rubens Valente publicada nesta terça-feira na Folha, as reuniões foram coordenadas pelo bispo Romualdo Panceiro, considerado o segundo nome mais importante na igreja e apontado pelo líder Edir Macedo como o seu sucessor.
Em um dos vídeos, Panceiro orienta outros bispos a recorrerem a trechos da Bíblia nos quais se narra que o personagem biblíco Isaac, para escapar de uma grande fome, recebeu orientação divina para semear no solo ruim, e por isso foi agraciado.
A outra gravação mostra o bispo Romualdo contando que um carro-forte que transportava R$ 52 mil arrecadados pela igreja entre os fiéis havia sido assaltado na Grande SP por um grupo de 15 homens armados. Ele atribui a autoria do crime a policiais e narrou que os pastores e bispos deveriam buscar contato com a criminalidade.
Vídeos
Veja a seguir a íntegra dos vídeos, que foram entregues ao Ministério Público pelo ex-voluntário da Universal e ourives Eduardo Cândido da Silva. Ele obteve os CDs de um amigo, um ex-pastor regional que hoje atua em outra igreja.
O ourives move uma ação para o ressarcimento de R$ 232 mil referentes a supostos cheques sem fundos passados por pastores pela venda de joias.
Outro lado
A Igreja Universal do Reino de Deus informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os fiéis têm "liberdade absoluta" e "da maneira que acharem correta" para fazer ou não doações financeiras à igreja.
"Como já explicado reiteradas vezes à Folha de S. Paulo, a Iurd é uma denominação evangélica neopentecostal que possui como doutrina a Teologia da Prosperidade. Ou seja, acredita na intervenção divina também para o bem-estar material do homem. O exercício de fé pregado por seus bispos e pastores tem como único fundamento a prática dos ensinamentos da Bíblia", informou a igreja, em nota.
Saiba mais sobre a Igreja Universal do Reino de Deus
Veja outros vídeos
- Vídeo mostra solenidade do instituto que usava nome do MEC
- Réplica de Ferrari usada em "Curtindo a Vida Adoidado" vai a leilão
- Tatuagem ocular desperta interesse de modernos e corajosos
- Marta relembra eleições de 2008 e pede desculpas a Kassab
- James Cameron diz que Marina Silva é "líder fantástica"
Especial
- Veja outras edições do "Videocast Folha Online"
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ lidas
- Pintura roubada por nazistas retorna a museu; veja
- Fernando Rodrigues: Debate mostra que função de vice-presidente está obsoleta
- "Meu cinema não é autobiográfico", diz Woody Allen
- Veja o horário eleitoral das 13h dos candidatos à Presidência
- Ioga do riso surge como alternativa para combater doenças; assista
+ enviadas
- Veja como evitar os problemas causados pelo tempo seco
- Humorista do "CQC" estava em avião que fez pouso de emergência em Bauru (SP)
+ comentadas
Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos
Atendimento ao Assinante | ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.





Auto Rádio
Kit de Maquiagem
Canon
Celular Messenger
Mochila para Notebook