Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2011 - 03h32

Grupo Folha triplica faturamento em dez anos e consolida liderança

Publicidade

A Folha chega aos 90 anos como carro-chefe de uma empresa sólida, o Grupo Folha, que investiu na expansão dos negócios apostando na inovação e se tornou um dos principais conglomerados de comunicação do país.

Na última década, o grupo quase triplicou seu faturamento, chegando a R$ 2,7 bilhões em 2010. O lucro antes de descontados juros, impostos, depreciação e amortizações (EBITDA) atingiu R$ 600 milhões no ano passado.

Caio Guatelli/Folhapress
Vista do Centro Gráfico da Folha, com a Plural ao fundo, em São Paulo
Vista do Centro Gráfico da Folha, com a Plural ao fundo, em São Paulo

Esses números refletem a soma dos resultados das cinco empresas e de 11 unidades de negócios do Grupo Folha, comandado por Luiz Frias, presidente do conglomerado desde 1992. Muitas delas são líderes dos segmentos em que atuam.

É o caso da Folha, que mantém, ano após ano e desde 1986, o posto de jornal mais lido do país entre os diários nacionais de interesse geral. O jornal encerrou 2010 na liderança, segundo os dados mais recentes do IVC, de dezembro do ano passado.

Lalo de Almeida/Folhapress
Funcionário no Centro Tecnológico Gráfico da Folha
Funcionário no Centro Tecnológico Gráfico da Folha

Em 2010, a circulação diária média da Folha foi de 294.498 exemplares, 24,6% superior à de seu concorrente direto em São Paulo, "O Estado de S. Paulo", e 12,2% maior que a de "O Globo".

Além da Folha, o grupo publica o jornal "Agora São Paulo" e tem participação de 50% no "Valor Econômico", em parceria com as Organizações Globo. Ambos são líderes de circulação, respectivamente, nos segmentos de jornalismo popular e de jornalismo econômico.

A Folha.com, primeiro jornal em tempo real do país, lançado em 1995, também é líder de mercado. Com audiência de 17 milhões de visitantes únicos e 173 milhões de páginas vistas por mês, é o site de jornal com maior número de leitores no Brasil.

Ainda na área de internet, o UOL, controlado pelo Grupo Folha, é a maior empresa brasileira de conteúdo e serviços de internet, com 27,8 milhões de visitantes únicos e cerca de 4,3 bilhões de páginas vistas por mês.

Caio Guatelli/Folhapress
Prédio da Empresa Folha da Manhã, que abriga as instalações da Folha e do Agora
Prédio da Folha da Manhã, que abriga a Folha e o Agora

Em dezembro, o UOL concluiu a compra da Diveo Broadband Networks, por R$ 693,5 milhões. Com isso, se tornou a terceira maior empresa de serviços de infraestrutura de tecnologia da informação da América Latina.

Nos setores de distribuição e impressão, o Grupo Folha conta com as unidades de negócio Transfolha e Folhagráfica. Também possui participação acionária nas empresas Plural e SPDL.

A Plural, resultado de uma joint-venture com a norte-americana Quad/Graphics e com controle do Grupo Folha, é a maior indústria gráfica com rotativas offset da América do Sul.

A SPDL é uma parceria entre os grupos Folha (50%) e Estado (50%) e distribui os jornais das duas empresas.
Também fazem parte do Grupo Folha o Datafolha, um dos principais institutos de pesquisa do país; a editora Publifolha, que vendeu mais de um milhão de livro em 2010; e a agência de notícias Folhapress.

Atualmente, ganham impulso na estratégia empresarial do grupo a produção e distribuição de conteúdo jornalístico destinado aos novos formatos tecnológicos, dos chamados tablets (como iPad e Galaxy) aos celulares, passando pelas redes sociais.

Editoria de Arte/Folhapress
 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página