Publicidade
Publicidade
Grupo Folha triplica faturamento em dez anos e consolida liderança
Publicidade
A Folha chega aos 90 anos como carro-chefe de uma empresa sólida, o Grupo Folha, que investiu na expansão dos negócios apostando na inovação e se tornou um dos principais conglomerados de comunicação do país.
Na última década, o grupo quase triplicou seu faturamento, chegando a R$ 2,7 bilhões em 2010. O lucro antes de descontados juros, impostos, depreciação e amortizações (EBITDA) atingiu R$ 600 milhões no ano passado.
Caio Guatelli/Folhapress | ||
Vista do Centro Gráfico da Folha, com a Plural ao fundo, em São Paulo |
Esses números refletem a soma dos resultados das cinco empresas e de 11 unidades de negócios do Grupo Folha, comandado por Luiz Frias, presidente do conglomerado desde 1992. Muitas delas são líderes dos segmentos em que atuam.
É o caso da Folha, que mantém, ano após ano e desde 1986, o posto de jornal mais lido do país entre os diários nacionais de interesse geral. O jornal encerrou 2010 na liderança, segundo os dados mais recentes do IVC, de dezembro do ano passado.
Lalo de Almeida/Folhapress |
Funcionário no Centro Tecnológico Gráfico da Folha |
Em 2010, a circulação diária média da Folha foi de 294.498 exemplares, 24,6% superior à de seu concorrente direto em São Paulo, "O Estado de S. Paulo", e 12,2% maior que a de "O Globo".
Além da Folha, o grupo publica o jornal "Agora São Paulo" e tem participação de 50% no "Valor Econômico", em parceria com as Organizações Globo. Ambos são líderes de circulação, respectivamente, nos segmentos de jornalismo popular e de jornalismo econômico.
A Folha.com, primeiro jornal em tempo real do país, lançado em 1995, também é líder de mercado. Com audiência de 17 milhões de visitantes únicos e 173 milhões de páginas vistas por mês, é o site de jornal com maior número de leitores no Brasil.
Ainda na área de internet, o UOL, controlado pelo Grupo Folha, é a maior empresa brasileira de conteúdo e serviços de internet, com 27,8 milhões de visitantes únicos e cerca de 4,3 bilhões de páginas vistas por mês.
Caio Guatelli/Folhapress |
Prédio da Folha da Manhã, que abriga a Folha e o Agora |
Em dezembro, o UOL concluiu a compra da Diveo Broadband Networks, por R$ 693,5 milhões. Com isso, se tornou a terceira maior empresa de serviços de infraestrutura de tecnologia da informação da América Latina.
Nos setores de distribuição e impressão, o Grupo Folha conta com as unidades de negócio Transfolha e Folhagráfica. Também possui participação acionária nas empresas Plural e SPDL.
A Plural, resultado de uma joint-venture com a norte-americana Quad/Graphics e com controle do Grupo Folha, é a maior indústria gráfica com rotativas offset da América do Sul.
A SPDL é uma parceria entre os grupos Folha (50%) e Estado (50%) e distribui os jornais das duas empresas.
Também fazem parte do Grupo Folha o Datafolha, um dos principais institutos de pesquisa do país; a editora Publifolha, que vendeu mais de um milhão de livro em 2010; e a agência de notícias Folhapress.
Atualmente, ganham impulso na estratégia empresarial do grupo a produção e distribuição de conteúdo jornalístico destinado aos novos formatos tecnológicos, dos chamados tablets (como iPad e Galaxy) aos celulares, passando pelas redes sociais.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
+ sobre os 90 anos
- Os 90 anos da Folha em 9 atos
- A Folha errou, o leitor riu (ou chorou)
- As 90 reportagens que fizeram história
- Caderno dos 90 anos tem quatro capas diferentes
- Jornal todo dia, cor, tempo real? A Folha fez primeiro
- Para ombudsmans, jornal enfrenta crise de identidade
- Meu caso com a Folha: 90 colunistas comentam ligação com o jornal
- Folha põe na internet 90 anos de história em 1,8 milhão de páginas
- Octavio Frias de Oliveira: O comerciante que era repórter e vice-versa
As Últimas que Você não Leu
Publicidade