Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2011 - 06h00

Acervo da Folha estreia com 10 mil acessos por segundo

Publicidade

DE SÃO PAULO

Lançado no último sábado com todas as edições da Folha desde 1921, o acervo digital do jornal teve picos de 10 mil requisições ao servidor por segundo. Na tarde de sábado, a média de usuários conectados à página foi de 25 mil por hora.

A partir desse número é possível inferir que os internautas navegaram longamente pelo acervo digital.

São cerca de 1,8 milhão de páginas, incluindo as edições da "Folha da Noite", da "Folha da Manhã" e da Folha de S.Paulo. Também serão digitalizados futuramente a "Folha da Tarde" e o "Notícias Populares".

As 90 reportagens que fizeram história
Veja galeria de fotos de capas históricas
Veja as reformas gráficas feitas pela Folha em seus 90 anos
Siga o caminho das notícias na era das multiplataformas
Documentário expõe relação entre quem faz e quem lê a Folha

"A história do jornal é a história do país. É um serviço de valor inestimável para quem quer entender os diferentes momentos da história", declara o cientista político e professor da FGV Marco Antonio Teixeira.

No Twitter, entre as mais de 500 citações, 40% faziam elogios à iniciativa; 40% apenas citavam o lançamento e 10% faziam críticas, principalmente à lentidão no sistema, pelo alto número de acessos. O problema já foi solucionado. No Facebook, 800 pessoas elogiaram o post com a novidade, um dos maiores índices da história do perfil da Folha, com cerca de 110 mil seguidores.

"O acervo atende, ao mesmo tempo, ao leitor comum, que quer resgatar páginas do jornal do dia em que nasceu, de uma data importante ou de uma ocasião em que ele próprio tenha sido citado, e ao interesse histórico do pesquisador ou do estudante", afirma Ana Busch, diretora-executiva da Folha.com, responsável pelo desenvolvimento de novas mídias.

Nesta fase inicial, o acesso é gratuito por meio do site acervo.folha.com.br. O leitor deve preencher um cadastro simples e, ao navegar, pode e é estimulado a comunicar erros e falhas. Até ontem, foram 60 mensagens, com relatos de problemas de carregamento e de busca. Todas foram respondidas.

A Folha é o primeiro entre os grandes jornais brasileiros a disponibilizar seu acervo digitalizado.

Editoria de Arte/Folhapress
 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página