Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2011 - 01h33

"Reclame" oferece emprego para redator

Publicidade

MARCELO COELHO
COLUNISTA DA FOLHA

Deseja o leitor abraçar a carreira jornalística? Pois busque, nas páginas desta edição das "Folhas", o "reclame" tentador. Recebem-se inscrições para o "Concurso de Redatores" até dia 5 de dezembro. Pede-se ao candidato que decline, numa página manuscrita, o campo de interesses de sua afinidade.

Folha revê mais de 90 anos de história em 30 mil edições
Teste seus conhecimentos sobre o que marcou as 30 mil edições da Folha
Colunistas revelam sua edição mais marcante da Folha
Volta ao mundo em 30 mil edições da Folha

Esportes, quem sabe? Não recomendo. Pouco o Brasil tem a oferecer de notável nessa área. Sem surpresa, registramos o malogro das cores verde-amarelas em Melbourne. Já se despovoa a cidade-sede das Olimpíadas, e exceção feita ao glorioso Adhemar Ferreira da Silva, ouro no salto triplo, medalha nenhuma conquistamos. As esperanças que tínhamos no cestobol ontem mesmo a Bulgária dizimou-as.

Perguntará o aspirante a jornalista: e o futebol? Não se dedicam páginas e páginas nos diários aos feitos de Luisinho e de Jair? A seção esportiva não reservaria, tal como o gramado do Pacaembu, caminho largo para as evoluções de um novo "crack"?

Sem me fazer dono de nenhuma bola de cristal (a de couro não é meu forte tampouco), responderia que não. Como toda paixão que não é correspondida, a do brasileiro pelo futebol há de arrefecer-se no futuro.

Nossa maior oportunidade de empolgar a Taça Jules Rimet, perdemo-la --em 1950. Da França, em 38, voltamos com o terceiro lugar. E que futebolistas, nos dias que correm, são páreo para os Leônidas, os Domingos da Guia daqueles tempos?

De mais a mais, o progresso da indústria e da lavoura logo haverá de destituir o futebol das atenções gerais. Avenidas asfaltadas rasgarão as várzeas onde, hoje, a meninada maltrapilha gazeteia a escola para correr atrás de uma bola de meia; e quem sabe, daqui a alguns anos, ocorra com o Brasil o que sucede a todo homem feito: lembrar-se-á do futebol como de um brinquedo da infância, largado por fim em prol dos afazeres da idade adulta.

Deveria o aspirante a jornalista entregar-se então às páginas financeiras? Ao registro dos embarques e desembarques no porto de Santos, dos altos e baixos da Bolsa de Chicago? Quererá assinalar, porventura, a importância do soja no futuro da nutrição humana?

Não o acompanharei nessa lida. A numeralha de que se atulham os boletins comerciais, para dali sobrevasar até os discursos do presidente Kubitschek, não é matéria de jornalismo, mas de calculadoras elétricas. Bem cedo os repórteres desse setor serão substituídos por teletipos automáticos, não lhes cabendo mais que o encargo da "mise en page".

A política? Que o candidato a jornalista apanhe uma edição das "Folhas" de há trinta anos. É reproduzi-la, substituindo os nomes, e estará feita a reportagem.

Deputados federais tiram proveito do câmbio oficial para importar automóveis de luxo lê-se a notícia em 1956, terá sido a mesma em 1926... Os Bugattis, os Isotta-Fraschinis de ontem transmudam-se nos Packards e nos Cadillacs de hoje. O que, aliás, não foi melhoramento de monta.

Que eu me faça cronista, então!, reage o moço. Cronista? Mas a crônica, meu rapaz, está morta, e estas linhas, um morto as escreveu.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página