Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2011 - 01h30

Folha revê mais de 90 anos de história em 30 mil edições

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Folha chega hoje à edição de número 30 mil fazendo um balanço das vertiginosas mudanças ocorridas no Brasil e no mundo desde sua edição número 1 --lançada mais de 90 anos atrás, num país essencialmente agrário e com um sexto da sua população atual de 190 milhões.

Teste seus conhecimentos sobre o que marcou as 30 mil edições da Folha
Colunistas revelam sua edição mais marcante da Folha
Volta ao mundo em 30 mil edições da Folha

Editoria de Arte/Folhapress
Primeira Página especial reproduz os fatos mais marcantes das 30 mil edições como se acontecessem hoje
Primeira Página especial reproduz os fatos mais marcantes das 30 mil edições como se fossem hoje

É impossível resumir as nove décadas que levaram o mundo do pós-Primeira Guerra ao que é hoje --com outra guerra mundial, colapso do comunismo e terror global, além do surgimento de veículos como TV e internet, no caminho. O caderno e esta página especial buscam, porém, destacar alguns dos principais marcos.

Na versão impressa, a Primeira Página e a Folha Corrida especiais destacam os grandes acontecimentos dos últimos 90 anos, em textos que procuram preservar o estilo e a linguagem de cada época.

Pelas datas que vêm no final de cada um dos textos, é possível ir ao Acervo Folha, fazer uma busca pelas reportagens e lê-las na íntegra.

Nas páginas centrais, além do "relógio" que permite dar a volta ao mundo em 30 mil edições, colunistas abordam as épocas em que foram publicados os números 1, 10.000 e 20.000 do jornal.

Na Folha.com, dez colunistas do jornal contam qual, em sua opinião, foi a mais marcante destas 30 mil edições. Em áudio, é possível ouvir as histórias de Eliane Cantanhêde, Barbara Gancia, Juca Kfouri, Ronaldo Lemos, Gilberto Dimenstein, entre outros.

Já os colunistas Clóvis Rossi e Marcelo Coelho relembram em vídeo a edição 25 mil da Folha, publicada em 13 de setembro de 1997, quando escreveram textos "futurólogos" para a edição 60 mil do jornal.

Editoria de Arte/Folhapress
Versão especial da Folha Corrida traz textos que preservam o estilo e a linguagem de cada época
Versão especial da Folha Corrida traz textos que preservam o estilo e a linguagem de cada época

O leitor pode conferir ainda galerias de fotos dos grandes acontecimentos no Brasil e no Mundo, além de uma seleção das principais Primeiras Páginas da história da Folha.

CONTAGEM

As 30 mil edições da Folha não equivalem a 30 mil dias seguidos, o que daria cerca de 82 anos --houve épocas em que o jornal não circulava às segundas, por exemplo.

Embora a contagem comece com a "Folha da Noite", cujo primeiro número saiu em 19 de fevereiro de 1921, o restante dela segue a "Folha da Manhã", surgida em 1925.

Quando a Folha de S.Paulo unificou as três "Folhas" (da Manhã, da Tarde e da Noite), a partir de 1º de janeiro de 1960, sua numeração prosseguiu de onde a da "Folha da Manhã" havia parado.

Segundo o editor-executivo da Folha, Sérgio Dávila, a edição 30 mil é uma oportunidade para que o jornal reveja sua evolução dentro da imprensa brasileira e discuta como continuar sendo um veículo relevante no futuro.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página