Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
11/03/2013 - 06h11

Michael Jackson influenciou personagem de Teddy Wayne

Publicidade

FRANCISCO QUINTEIRO PIRES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE NOVA YORK

Teddy Wayne se inspirou em diferentes textos para criar a mente de um astro pré-adolescente e o universo da música pop. Além de tabloides, ele leu as reportagens de John Seabrook sobre a indústria musical publicadas pela "The New Yorker".

"Ao trabalhar como jornalista em Nova York, tive acesso aos bastidores da mídia e das celebridades", diz.

Os livros "Alta Fidelidade" (Rocco), de Nick Hornby, e "A Visita Cruel do Tempo" (Intrínseca), de Jennifer Egan, complementaram o retrato da cultura pop.

Wayne mergulhou nas autobiografias de Justin Bieber ("Primeiro Passo para a Eternidade") e Miley Cyrus ("Hannah Montana e Eu"). Mas Michael Jackson é quem rouba a cena, pois Jonny Valentine o vê como modelo.

Quando investigou o fascínio dos Estados Unidos pelas jovens estrelas, o romancista consultou "Para Entender Michael Jackson" (Rocco), de Margo Jefferson.

Divulgação
O escritor americano Teddy Wayne
O escritor americano Teddy Wayne

Esse tema foi aprofundado por Jane O'Connor em "The Cultural Significance of The Child Star", a referência mais importante de Wayne.

O'Connor explora o amor e o ódio da sociedade americana por celebridades infantis.

Enquanto escrevia "The Love Song of Jonny Valentine", ele descobriu "Quarto" (Verus), romance de Emma Donoghue. A narração feita por uma criança de cinco anos em "Quarto" ajudou Wayne a encontrar o discurso do astro pré-adolescente.

Donoghue criou uma relação claustrofóbica entre progenitora e filho. No romance de Wayne, Jane, a mãe e empresária de Valentine, exerce um domínio opressor sobre a própria cria.

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Publicidade

  • Carregando...

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página