Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
05/07/2010 - 07h37

Jovens chefs indicam receitas para se virar na cozinha durante as férias

Publicidade

MAYRA MALDJIAN
DE SÃO PAULO

Rei das férias, o miojo não tem vez por aqui. Nem a pipoca, nem o salgadinho. Para você não se entupir de porcaria nas férias e também aprender a se virar na cozinha, o Folhateen convidou três jovens chefs para indicar receitas práticas de lanches.

Aproveite também a lista de livros legais para se desplugar do computador, do videogame e da televisão.

-

Panino milanese vegetariano
por Lucas Ramos, 22

Leticia Moreira/Folhapress
Chef Lucas e seu sanduiche vegetariano
Lucas ensina a preparar um sanduíche vegetariano

Ingredientes
1 pão ciabatta
1 abobrinha italiana média
1 cenoura média descascada
2 mozarelas de búfala
100 g de rúcula fresca
60 g de tomate-cereja
50 g de mostarda dijon
50 ml de azeite
Sal e pimenta

Modo de preparo
Corte a ciabatta ao meio. Passe a mostarda nas duas metades do pão e reserve-as. Corte a abobrinha e a cenoura na longitudinal. Aqueça uma frigideira em fogo médio. Enquanto isso, tempere as fatias dos legumes com azeite, sal e pimenta a gosto. Grelhe cada fatia até que elas fiquem levemente tostadas. Reserve-as. Monte na banda de baixo do pão a abobrinha e a cenoura, acrescente a mozarela de búfala cortada em rodelas e leve ao forninho elétrico por seis minutos a 180º C. Tire com cuidado do forno, acrescente a rúcula e os tomates-cereja picados. Finalize com a parte de cima da ciabatta.

O chef
Lucas não lembra exatamente quando começou a cozinhar, mas se recorda muito bem da receita que fazia com frequência quando era mais novo: o bolo de cenoura de liquidificador, receita de seu pai. Hoje, aos 22, comanda sozinho a cozinha do Zzi Luca Pasta & Vino. O restaurante italiano ocupa o mesmo espaço onde funcionava a doceria de sua mãe, na mesma rua do bar Genuíno, empreendimento de seu pai. 'Meus pais são médicos, mas esse envolvimento deles com a gastronomia abriu meus olhos para esse lado', conta Lucas. Quando está de bobeira em casa, o chef gosta de ouvir música --John Coltrane e Gothan Project, por exemplo-- e preparar lanches como esse que ele fez para o "Folhateen*.

-

Biriba
por Renata Vanzetto, 21

Marcelo Justo/Folhapress
Chef Renata e suas biribas
Renata ensina a fazer biribas

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 pacote de bolacha maisena bem quebradinha
3 colheres de sopa de chocolate em pó do padre
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
Açúucar
Forminhas de brigadeiro

Modo de preparo
Ligue o fogo no médio e coloque em uma panela o leite condensado, o chocolate e a manteiga. Mexa até dar ponto de brigadeiro. Jogue a bolacha triturada. Em uma travessa, ponha para esfriar. Enrole a massa, sempre passando manteiga na mão, e role as bolinhas no açúcar. Depois é só colocar nas forminhas.

A chef
Quando estava na quarta série do ensino fundamental, Renata aprendeu a fazer massa de macarrão na aula de culinária. Em casa, praticava as receitas com a avó, que foi sua grande professora. "Eu sempre soube que era isso que eu queria fazer da vida", conta. Renata começou um curso de gastronomia, mas não aguentou quatro dias. Foi estagiar na Europa, então. Na volta, abriu o restaurante Marakhutai, um em Ilhabela (litoral paulista) e outro em São Paulo. Quando está de folga, às segundas, gosta de preparar o jantar para a família. Sua especialidade é a cozinha oriental. "Tenho uma prima que é chef e mora na Tailândia. Ela me ensina muita coisa também".

-

Ciabatta com milanesa, queijo e folhas verdes
por Henrique Schoendorfer, 24

Leticia Moreira/Folhapress
Sanduiche do chef Henrique
Henrique preparou um lanche com contrafilé e folhas

Ingredientes
1 pão ciabatta médio
200 g de contrafilé limpo
100 g de farinha de rosca
100 g de farinha de trigo
1 ovo
folhas verdes variadas
(sugestões: rúcula, alfaces lisa, roxa e frisé)
2 fatias de queijo prato
400 ml de óleo vegetal para fritura
Sal e pimenta

Modo de preparo
Quebre o ovo em um prato e bata levemente, somente para misturar a gema com a clara. Separe em três pratos o ovo batido, a farinha de trigo e a farinha de rosca. Tempere o contra filé com sal e pimenta a gosto. Esquente uma frigideira com o óleo vegetal. Passe o contrafilé na farinha de trigo, depois no ovo e, por último, na farinha de rosca. Frite-o imediatamente por dois minutos, em média, de cada lado ou até dourar. Corte o pão ao meio, na horizontal, e coloque a milanesa com as duas fatias de queijo. Deixe no forno até derreter o queijo. Retire do forno e coloque as folhas verdes. A sugestao é temperar as folhas com azeite, limão siciliano e sal.

O chef
Henrique ajudava as cozinheiras de casa quando tinha oito anos. Em um belo domingo, preparou um risoto de tomate e mussarela para o almoço. Apesar de não lembrar se a família gostou ou não, continuou cozinhando. Prestou vestibular para publicidade, passou, mas não se matriculou em faculdade alguma. Enquanto pensava no que fazer da vida, se ocupava com as panelas. Em pouco tempo foi parar na cozinha do Gero Café, no shopping Iguatemi. "Fiquei lavando panela por nove meses", conta. Da pia para o fogão, não demorou muito. Fez alguns cursos e hoje trabalha no restaurante Aldina, em São Paulo. "Quando estou em casa faço coisas de moleque também, tipo jogar videogame", brinca. "Mas não tem como ficar longe da cozinha. Gosto de fazer uns sanduíches e massas rápidas.

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Publicidade

  • Carregando...

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página