Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
17/09/2010 - 16h00

Christian Chávez, ex-RBD, lança primeiro disco solo após "sair do armário"

Publicidade

SAMIA MAZZUCCO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Depois de Anahí e Dulce María é a vez do ex-RBD Christian Chávez seguir carreira solo, dois anos após o término do grupo mexicano. Ele está no Brasil para fazer dois shows, um em São Paulo e outro no Rio. Nesta quinta-feira (16), o mexicano também participou do VMB (Video Music Brasil), mas não cantou, apenas anunciou uma categoria de indicados.

Christian volta ao país após meses de preparação para sua turnê mundial, chamada "Liberdade". E a escolha do título não foi em vão. "Assim como essa turnê se chama Liberdade, [assumir a homossexualidade] foi uma oportunidade de ser livre, de poder ser como sou, de mostrar ao mundo que não tem que viver ocultando sua personalidade e sendo algo que não se é", disse o cantor em entrevista ao Folhateen. Em 2007, Christian declarou publicamente que era gay após a divulgação de fotos do seu casamento.

Além do nome da turnê, seu álbum de estreia, "Almas Transparentes", lançado em março, também teve o título escolhido a dedo pelo mexicano para mostrar "totalmente" o que ele é e marcar a transição em sua carreira.

"Sair do armário", no entanto, não fez com que o assédio feminino diminuísse. "Sabe que me dei conta de que minha principal meta era ganhar a comunidade gay? Porque acredito que a maioria dos meus fãs são mulheres e também é algo que não entendo. A comunidade teve que me conhecer como músico, não só como figura pública", afirmou.

Desde a declaração, o mexicano tem sido um entusiasmado ativista contra a homofobia. "É algo bem visto quando falo nos shows. Sei que a homofobia nunca vai parar, mas acredito que saber que sua liberdade começa quando a do outro termina nos leva a um mundo de respeito."

Divulgação
Christian Chavez, ex-RBD
O ex-RBD Christian Chávez fez uma aparição no Video Music Brasil da MTV

Sobre os shows no Brasil, Christian revelou que vai cantar músicas em português, mas fez mistério sobre quais seriam. "Ah, é surpresa, não posso dizer nada", disse rindo. Porém, ele deixou escapar mais dicas. "Sou meio funkeiro e gosto muito de Roberto Carlos. Não se pode dizer mais porque prefiro a surpresa." A única confirmação é de que cantará Sexy Boy em inglês. Para ele, a volta aos palcos brasileiros "é algo que emociona muitíssimo, estava esperando isso há muito tempo".

Das 14 músicas apresentadas no show, dez serão do disco solo, gravadas em espanhol, sendo três delas escritas por Christian: "Quiero volar", "Baby" e "Nunca entendí". "O mais difícil [de compor] foi deixar os sentimentos à flor da pele e sentir-se um pouco vulnerável."

Quanto às comparações entre seu trabalho solo com o RBD, o cantor disse vê-las com naturalidade. "Faz parte da vida. As pessoas vão escutar minha música como solista e vou ganhando espaço na cena musical internacional pouco a pouco", afirmou. Ele também contou que sua relação com os ex-parceiros de banda é "perfeita". Já o sucesso daqueles tempos, ele reconhece ser difícil alcançar sozinho. "É totalmente diferente porque realmente o RBD era um fenômeno. Agora é a oportunidade de mostrar para essas pessoas que gostavam do grupo a minha música."

Após as apresentações no Brasil, Christian segue para os Estados Unidos, Leste Europeu e Espanha.

CHRISTIAN CHÁVEZ
ONDE: HSBC Brasil - São Paulo e Vivo Rio - Rio
QUANDO: 19/09 (SP) e 22/09 (Rio)
QUANTO: de R$ 100 a R$ 360

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Publicidade

  • Carregando...

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página