Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
06/10/2010 - 15h34

Troféu HQMix premia melhores HQs de 2009 e revela novidades do mundo dos gibis

Publicidade

DIOGO BERCITO
DE SÃO PAULO

Divulgação
HQ Mix
Troféu HQMix, inspirado no Astronauta, personagem de Mauricio de Sousa que fez 50 anos de carreira em 2009

Serão divulgados nesta quarta-feira (6), a partir das 20h, os vencedores do 22º Troféu HQMix, que elege os melhores quadrinhos publicados em 2009 no Brasil.

As surpresas da noite, porém, vão além dos nomes dos premiados. Está prevista a revelação, durante a cerimônia, de novidades relacionadas ao mundo dos gibis.

Uma delas é a fundação da Feco Brasil (versão nacional da Federação Internacional de Cartunistas, que tem base na Europa). A organização, que defende os interesses de cartunistas, será representada por Sonia Luyten, doutora na área e autora de livro sobre mangás preamiado no exterior.

"É importante termos um maior entrosamento com as entidades internacionais, até para que nossos artistas tenham mais divulgação", afirma Jal, um dos fundadores do Trófeu HQMix. "Estamos em um mundo globalizado, e as discussões, como as sobre cartunistas perseguidos, são necessárias."

Outra novidade que deve ser anunciada hoje é o acordo a ser fechado entre o HQMix e o Festival de Quadrinhos de Amadora, de Portugal. Nas próximas edições da premiação, o desenhista brasileiro mais votado por aqui pode ganhar passagem e estadia para levar exposição ao país --que enviará, por sua vez, um autor português para o Brasil.

Entre os convidados esperados para a premiação deste ano está o secretário de Cultura de São Paulo Andrea Matarazzo. Matarazzo deve receber troféu pelo Proac (Programa de Ação Cultural de São Paulo) dos quadrinhos, que deu verba para produções nacionais de destaque como "Estação Luz", "Jambocks" e "Fractal".

O troféu entregue aos premiados varia conforme o ano. Nesta edição, será uma escultura do Astronauta, personagem de Mauricio de Sousa --que completou 50 anos de carreira em 2009, ano-referência do prêmio.

A cerimônia acontecerá no Sesc Pompeia (rua Clélia, 93, tel. 0/xx/11/3871-7700). A entrada é gratuita.

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Publicidade

  • Carregando...

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página