Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
19/01/2011 - 12h34

Jovens organizam mais um protesto contra aumento da tarifa do ônibus em São Paulo

Publicidade

IURI DE CASTRO TÔRRES
DE SÃO PAULO

Atualizado às 17h00.

Na quinta-feira (20), está marcado mais um protesto contra o aumento da tarifa de ônibus na cidade de São Paulo. O encontro será às 17h, na praça do Ciclista, na esquina entre as avenidas Consolação e Paulista.

Organizado pelo MPL (Movimento Passe Livre), o encontro será contra o reajuste da passagem de ônibus, que, no começo do mês, passou de R$ 2,70 para R$ 3.

"Esse valor é abusivo", diz Leonardo Cordeiro, 17, militante do MPL. Um dos motes do movimento é que "o aumento da tarifa aumenta a exclusão".

Na página do ato no Facebook (on.fb.me/foKHyl), mais de 1.300 pessoas confirmaram presença. O encontro é apartidário.

VIOLÊNCIA

A manifestação acontece uma semana após o confronto com a Polícia Militar na praça da República (centro). O protesto foi reprimido com tiros de borracha, bombas de efeito moral e gás de pimenta.

A coreógrafa e bailarina Thelma Bonavita, 47, organizou um abaixo-assinado on-line para que o governo do Estado e a prefeitura esclareçam a ação da polícia na semana passada.

Segundo ela, a repressão "feriu o direito humano de se expressar". "Não podemos aceitar esse tipo de atitude", disse.

De acordo com a polícia, o protesto deveria se dispersar na praça da República, mas os manifestantes queriam ir para a Câmara Municipal. Segundo a assessoria da PM, o "conflito se deu porque eles interditaram a avenida Ipiranga", e o gás lacrimogêneo foi utilizado "para desobstruir a via".

Divulgação
Movimento Passe Livre organiza protesto contra aumento da passagem de ônibus
Cartaz do Movimento Passe Livre para o protesto contra o aumento da passagem de ônibus; apesar de o prefeito Gilberto Kassab (DEM - SP) estar na imagem, a Polícia Militar é comandada pelo governo do Estado, e não pela prefeitura
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Publicidade

  • Carregando...

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página