Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
05/03/2011 - 10h00

RecBeat prepara caldeirão de tendências no Carnaval do Recife

Publicidade

FERNANDA MENA
EDITORA DO FOLHATEEN

Há 16 anos, sempre durante o Carnaval pernambucano, o festival RecBeat apresenta um caldeirão de novas tendências nacionais e globais, que se misturam com a irreverência e as tradições da folia do Recife.

Idealizado e produzido pelo jornalista Antônio Gutierrez, a edição 2011 do RecBeat rola de sábado (5/3) a terça-feira (8/3), construindo pontes musicais de ponta a ponta do Brasil e do país com outras fronteiras, como Canadá, Chile, Argentina e África do Sul.

É da África que vem o MC Spoek Mathambo, célebre por misturar rap e música eletrônica em projetos como Sweat.X e Playdoe. Agora, ele desponta como um dos nomes mais atuantes na cena sul-africana com o lançamento, no ano passado, do primeiro álbum solo, "Mshini Wam", em que cozinha uma miscelânea de sons: do dubstep ao house sul-africano.

Veja vídeo

Da Argentina vêm as meninas do Kumbia Queers, um grupo irreverente que cria versões divertidas de canções de The Cure, Black Sabbath, Nancy Sinatra e Madonna em ritmo de cumbia. A banda chama seu som de "trópico-punk", tem músicas originais gravadas no álbum "Kumbia Nena!" e promete muita irreverência no palco.

Veja vídeo

A franco-chilena Ana Tijoux ganhou sua fama no hip-hop da América Latina como a MC do grupo Makiza (formado por Seo2, Cenzi e Dj Squat) nos anos 90. Escalada para o festival Lollapalooza Chile, a MC deve apresentar canções de seu mais recente álbum solo, "1977".

Veja vídeo

A última atração internacional do festival RecBeat 2011 é o duo canadense Handsome Furs. Formado pelo casal Dan Boeckner e Alexei Perry, o duo mistura sintetizadores, guitarras indies e atitude punk em canções do disco "Face Control", lançado em 2009 pelo cultuado selo SubPop.

Veja vídeo

Entre as atrações selecionadas Brasil afora estão a cantora Thalma de Freitas (RJ), a rapper Lurdez da Luz (SP), o samba pop de Rhaissa Bittar (SP), a guitarra baiana --mãe dos trios elétricos-- do Baiana System (BA), os caribós e tecnobregas sintetizados de Patrick Tor4 (SE) e o trompete fusion-chic de Guizado (SP).

Parece muita coisa? Tem mais: Marcelo Jeneci (SP), Los Pirata (SP), Comunidade Nin-Jitsu (RS), Felipe Cordeiro (PA) e Criolina (MA).

De Recife participam do RecBeat os grupos Sweet Fanny Adams, Mombojó, Frevo Diabo e a cantora Patrícia Solis.

O destaque do festival é um ícone da música romântica nacional: Odair José, cuja obra ainda é relegada pelo primeiro escalão da MPB, mas que vem sendo redescoberta pelas novas gerações.

Veja a programação completa do festival AQUI

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Publicidade

  • Carregando...

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página